X Ponteiras

Novidades

Tuper fornece soluções em aço para obras das Olimpíadas Rio 2016

Atuando há mais de 45 anos no mercado, a Tuper consolidou-se como uma das maiores processadoras de aço do Brasil. Sempre inovando e evoluindo no mercado com amplas e modernas linhas de produtos, a Tuper atende as mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Sua posição de destaque no cenário brasileiro é resultado da expertise, da tecnologia de ponta, da qualidade de seus produtos e na diversificação da atuação em diferentes setores econômicos, como construção civil, óleo e gás, automotivo e industrial, entre outros.

O reconhecimento pela qualidade dos produtos Tuper levou a empresa a fornecer diversos produtos para grandes obras do país, como estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, aeroportos, shopping centers, e para as obras das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

Os projetos atendidos com produtos Tuper para as Olimpíadas do Rio 2016 abrangem uma das estações da Transcarioca, o Estádio do Engenhão e três grandiosas estruturas no Parque Olímpico, sendo:

 

Transcarioca

A TransCarioca tem 39 km de extensão e 45 estações entre o Terminal Alvorada e o Aeroporto do Galeão.

A Tuper participou como fornecedora para a obra do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, onde parte da estrutura de cobertura foi construída com tubos estruturais Tuper. Para essa aplicação foram fornecidas 493 toneladas de tubos estruturais.

 

Engenhão

Localizado fora do Parque Olímpico da Rio 2016, o Estádio Nilton Santos (Engenhão) passou por ampla reforma para ser palco do atletismo e de algumas partidas de futebol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para os jogos, o Engenhão conta com capacidade de60.000 lugares (45.000 lugares fixos e 15.000 temporários), e parte da estrutura auxiliar da cobertura do estádio foi construída com tubos estruturais Tuper.

 

Arena do Futuro

Chamada de casa do handebol para os jogos olímpicos, e palco das disputas de goalball dos Jogos Paralímpicos, a Arena do Futuro teve sua cobertura e  fechamento lateral executados com telhas de aço da Tuper, resultando num fornecimento de aproximadamente 24 mil m2 desse material para compor o sistema de cobertura termo-acústico da obra. Após os jogos a Arena do Futuro será desmontada e terá sua estrutura utilizada na construção de quatro escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Estádio Olímpico Aquático

Com duas piscinas, sendo uma para as provas e outra para aquecimento dos atletas, o Estádio Olímpico Aquático será sede das provas de natação e da fase final do polo aquático nos Jogos Olímpicos e natação nos Jogos Paralímpicos.

A Tuper forneceu tubos estruturais que compõe a estrutura de cobertura deste estádio com capacidade para 18.000 pessoas.

Após os jogos as piscinas e arquibancadas serão retiradas, permanecendo somente a estrutura e cobertura para abrigar um centro administrativo e de pesquisas do Comitê Olímpico de Treinamento-COT.

 

Velódromo

Para a estrutura da moderna obra do Velódromo, que tem capacidade para o público de 5.000 lugares, e onde as provas de ciclismo de velocidade das Olimpíadas e ciclismo das Paraolimpíadas serão realizadas, a Tuper forneceu 203 toneladas de tubos estruturais que foram aplicados em parte da estrutura da cobertura.

Para a Tuper “o fato de participarmos como fornecedora de materiais para as empresas que executaram algumas das obras para as Olimpíadas Rio 2016 só vem consolidar a presença da Tuper em importantes obras realizadas pelo país, e neste caso com destaque internacional”.

 

Sobre a Tuper

Com mais de 45 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores processadoras de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Com três unidades industriais e capacidade produtiva de 826 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla sistemas construtivos, soluções automotivas, soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução e tubos para óleo e gás.

Instalada em Santa Catarina, a empresa conta com mais de 20 pontos de distribuição em todo o território nacional. Graças ao alto padrão de qualidade, parque fabril moderno e excelência de seus produtos, a empresa tem participado de grandes projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do país, entre os quais o fornecimento de soluções em aço para nove estádios de futebol preparados para sediar a Copa do Mundo, sete aeroportos, diversos gasodutos e mais de quarenta shoppings centers. Os produtos da Tuper estão presentes também no Parque Aquático, Velódromo e Arena Multiuso do Parque Olímpico no Rio de Janeiro, preparado para as Olimpíadas de 2016.

Compartilhe

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR