Catalisador automotivo: peça chave no seu veículo

Peça localizada após coletor de gases do escape tem a função de filtrar resíduos nocivos e reduzir o desgaste

Por Tuper S/A  |  11 de outubro de 2021 às 15:55

O catalisador automotivo é considerado uma das mais importantes invenções tecnológicas de veículos automotivos. É peça fundamental para a preservação da saúde e do meio-ambiente. Está localizado logo após o coletor de gases do escape (próximo ao motor), exercendo a função de filtrar os gases nocivos à natureza e à saúde, além de diminuir o desgaste do veículo, ajudando a atenuar o ruído.

Os catalisadores da Tuper seguem a Portaria Inmetro nº 547, de 17/12/2014, o que garante a conformidade do produto aos requisitos necessários para a proteção da saúde e segurança dos usuários.

Confira alguns sinais que podem indicar que é a hora de trocar o catalisador:

– O carro não anda o quanto deveria quando se pisa no acelerador;
– O consumo do combustível aumenta;
– A rotação do motor aumenta em marcha lenta;
– Se a cerâmica do catalisador estiver derretida, pode entupir o sistema de exaustão, aumentando a contrapressão do motor e fazendo com que ele pare de funcionar.

Problemas nos catalisadores costumam ter origem externa

Na maioria das vezes, os problemas no catalisador têm origem por fatores externos tais como: o óleo lubrificante do motor saindo pelo sistema de exaustão, combustível de má qualidade, falhas na ignição e na injeção eletrônica, etc. Além disso, transitar com baixo nível de combustível no tanque do veículo também pode ocasionar falsas explosões devido ao fornecimento irregular. Com isso, a temperatura no interior do catalisador fica elevada e danifica a peça.

Para finalizar, vale lembrar que os catalisadores Tuper seguem os padrões e as características técnicas definidas pelas montadoras. Isso garante total excelência no funcionamento e adequação ao veículo, atuando com a mesma segurança e qualidade de uma peça original.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é hoje uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. Graças ao alto padrão de qualidade, parques fabris modernos e à excelência de seus produtos, a empresa atua em importantes setores da economia além do mercado automotivo, como os segmentos de óleo e gás, construção civil, indústria e agronegócio, entre outros. Saiba mais.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS