Saiba como identificar sinais de desgaste no sistema de exaustão do veículo

Sistemas de exaustão necessitam de revisões periódicas para o bom funcionamento

Por Tuper S/A  |  1 de setembro de 2021 às 16:04

O sistema de exaustão é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Revisões periódicas são essenciais para evitar problemas como o aumento de ruído do motor, emissão de gases e aumento no consumo de combustível. O sistema de exaustão é um item com importância muito maior do que normalmente se imagina.

Uma manutenção correta previne diversos problemas, tais como perda de rendimento, elevação do consumo de combustível, aumento do nível de ruído e até a desvalorização do veículo. Além disso, a falta de manutenção também acarreta aumento de emissão de poluentes, prejudicando, assim, a qualidade do ar que respiramos.

Revisões periódicas são necessárias

A recomendação é fazer revisões periódicas em todo o sistema de exaustão. Vale ressaltar que, o sistema de exaustão é composto por coletor ou tubo motor, catalisador, tubos flexíveis, silenciosos intermediário e traseiro. Mesmo que ocorra a corrosão somente do silencioso traseiro, devido à menor temperatura nesta parte do sistema de exaustão e por ter maior contato com a água gerada no processo de transformação de gases, é importante revisar todo o sistema de exaustão do veículo. Assim o proprietário terá certeza de que o sistema está funcionando adequadamente.

Além disso, o condutor deve ficar atento aos ruídos provenientes do escapamento. Um ruído estranho pode ser sinal de problemas como, por exemplo, catalisador quebrado, silenciosos furados ou encaixe defeituoso entre as partes. Por último, para evitar problemas no seu carro como corrosões na carroceria, ruído excessivo e excesso de poluição, mantenha a manutenção do sistema de exaustão em dia. Caso você precise realizar a troca do sistema, opte pelas peças da Tuper.

Sobre a Tuper

A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há 50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados. É uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. Além de atuar no setor automotivo original e de reposição, também opera nos setores de óleo e gás, construção civil, indústria, agronegócio, entre outros. A empresa acompanha a evolução do mercado com ampla linha de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. Saiba mais.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS