Estacas Tubulares em Aço com Conexão Rápida Tuper: mais agilidade e economia para as obras

Conceito inovador, sistema elimina necessidade de solda, agilizando o processo de cravação de estacas

Por Tuper S/A  |  18 de outubro de 2021 às 15:04

As estacas tubulares da Tuper contam com um conceito inovador para emendas. Chamado de Conexão Rápida, esse sistema elimina a necessidade de solda e agiliza o processo de cravação das estacas da obra, proporcionando mais economia, agilidade nos prazos, e redução de riscos.

Mais agilidade, segurança e economia para sua obra

As estacas tubulares Tuper com conexão rápida podem ser utilizadas no processo de fundação das mais diversas obras da construção civil, como, por exemplo, em edificações industriais, comerciais, residenciais e obras de infraestrutura, como: plantas industriais de papel e celulose, shopping centers, edifício residencial, aeroportos, pontes, passarelas, instalações desportivas e de exposições, galpões logísticos,  centros de distribuição, obras de mobilidade urbana, torres de transmissão/telecomunicações, etc.

As estacas tubulares em aço com Conexão Rápida permitem uma produtividade muito mais alta, se comparadas aos métodos de cravação de outras estacas metálicas, pois dispensam o uso de solda. Com isso, a construção economiza tempo e mão de obra, já que o processo de emenda soldada tradicional é lento, podendo levar cerca de 30 minutos para cada solda. Com a Conexão Rápida Tuper, sem a necessidade do processo de soldagem, esse tempo cai consideravelmente.

De acordo com o professor Dr. Nelson Aoki, “uma das principais vantagens do sistema é o  baixo risco da estaca tubular metálica, em comparação a outras soluções de fundação”. São estacas estruturalmente muito resistentes e aplicáveis em todos os tipos de solos e profundidades, gerando confiança ao projetista e ao executor responsáveis pela obra.

A Tuper oferece ao mercado as estacas nas opções vazadas ou mistas. Na estrutura mista de aço e concreto o custo da solução torna-se intermediário em relação a estacas executadas apenas com concreto ou aço, mantendo, assim, os diferenciais competitivos e torando possível a otimização do tempo da obra se forem utilizadas com as conexões rápidas.

O range das estacas tubulares Tuper compreende inicialmente três diferentes diâmetros e cinco diferentes espessuras para cada um deles, gerando uma gama de 15 estacas de linha e variadas capacidades de carga em função das diferentes resistências de concreto de preenchimento.

Algumas vantagens competitivas 

  • Capacidade de atingir grandes profundidades e atravessar solos rijos/compactos sem necessidade de pré-furo.
  • Aumento de produtividade: quando forem aplicadas as emendas por Conexões Rápidas Tuper, a execução da cravação poderá ter produtividade 100% maior, ou seja, o dobro da velocidade em relação ao processo tradicional de solda. Isso se deve ao fato da emenda por conexão  rápida apenas necessitar do posicionamento e alinhamento dos segmentos e, então, a acoplagem ocorre pela energia do golpe do martelo bate estacas. O tempo que a equipe trabalharia fazendo  a emenda por solda, que em média é de 20 minutos durante a cravação além dos outros 20 minutos de pré-preparo da emenda, é convertido em tempo de produção. Com isso, o aumento de produtividade total do serviço pode chegar a 100%.
  • Sem quebra de estacas, problema típico de estacas pré-moldadas de concreto.
  • Menor equipe e menos equipamentos: o serviço de cravação pode ser feito com apenas um ajudante e sem a necessidade de um soldador.

Conexão Rápida, uma evolução para a construção civil e de exclusividade Tuper

Frequentemente, emendas de estacas metálicas são realizadas por processo de soldagem de topo dos elementos com adição de talas laterais de reforço, também soldadas. Este tipo de emenda é conhecido por ser um processo demorado, pouco padronizado, por muitas vezes de alto custo e associado a riscos de acidentes no trabalho.

A Tuper desenvolveu e patenteou uma emenda rápida e eficiente, proporcionando alto rendimento com custo e risco reduzidos. Esta emenda transmite integralmente os esforços de compressão e possui desempenho adequado ao mercado de fundações, suportando os esforços de manuseio e cravação, mantendo a linearidade dos elementos. A emenda por conexão rápida pode também atender estacas com solicitações de tração e flexão, respeitados os valores-limite indicados pela fabricante. Além disso, o sistema de conexão criado pela Tuper permite aplicação de reforço para atender solicitações de tração e flexão de projeto superiores a sua resistência característica, sendo, portanto, aplicável praticamente na totalidade das situações de projeto.

A conexão rápida é uma peça fornecida pronta para a obra e de fácil manuseio. Tem diâmetro externo fabricado com precisão para acoplagem ao diâmetro interno da estaca tubular e possui em suas laterais ressaltos responsáveis por estabelecer o atrito entre a conexão e o tubo. 

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS