TEC – unidade comemora 15 anos de existência e passa a ser denominada Tuper Automotive – Peças

Unidade completa 15 anos com trajetória de conquistas de mercado, certificações, prêmios e contratos com grandes players do setor automotivo

Por Tuper S/A  |  11 de novembro de 2021 às 14:49

O ano de 2021 marca a comemoração do cinquentenário da Tuper e, também,   dos 15 anos da TEC, unidade inaugurada no ano de 2006. A desenvolvedora nasceu com o propósito de fabricar produtos com ainda mais valor agregado, sob medida para necessidades específicas da indústria automotiva de duas e quatro rodas, como peças e componentes tubulares, além de tubos trefilados para atender a diversos segmentos de mercado.

Para corresponder a essa demanda e aos altos padrões de exigência da indústria automotiva, a empresa investiu fortemente em tecnologia na unidade, adquirindo máquinas e equipamentos especializados, a maior parte proveniente de países como Alemanha e Itália. Da inauguração aos dias de hoje, a trajetória foi de pesquisa, obtenção de conhecimento técnico e implementação de processos produtivos, conquista de mercados e reconhecimento por meio de certificações, prêmios e contratos com grandes players do setor automotivo. 

Novo nome para ressignificar objetivos

Quando foi inaugurada, a unidade recebeu o nome de TEC – Tubos Especiais e Componentes. A constante evolução definiu novos caminhos e, a partir de junho de 2021, a unidade passou a se chamar Tuper Automotive – Peças. A mudança foi uma decisão estratégica que envolveu outras duas unidades: a TES, que passou a ser denominada Tuper Automotive – Sistemas, e a unidade Escapamentos, que recebeu o nome de Tuper Automotive – Escapamentos. O guarda-chuva Automotive veio para abrigar conceitualmente as unidades que fabricam produtos destinados ao setor automotivo original (montadoras e sistemistas) e aftermarket (reposição), e marca os objetivos de especificar claramente o foco de atuação e de consolidar ainda mais a marca no segmento.

Mudanças no presente e projeções positivas para o futuro

Consolidação de core business da unidade e mapeamento dos principais clientes e mercado potencial são pontos de destaque no momento atual da unidade, de acordo com a visão de Renato Colagrande Junior, gerente de vendas do segmento automotivo, que ressalta que, em 2021, como resultado do trabalho realizado ao longo destes 15 anos, houve um crescimento no faturamento de 61,3%, quando comparado com 2019, o melhor ano de faturamento da unidade Peças, um marco importante atingido mesmo durante o período da pandemia. Para Renato, “itens novos têm contribuído ativamente para esse volume de vendas, o que é fundamental para a longevidade do negócio. Em uma unidade automotiva, itens mais antigos, sem dúvida, são importantes, mas a renovação é fundamental para garantir a continuidade num mercado que se renova constantemente”.

A inovação também é um indicador para o futuro. Ainda segundo Renato, a unidade já se prepara para o futuro do segmento, que prevê para o mercado automotivo a adaptação a novas formas de energia. Os materiais já são produzidos de modo a atender a requisitos relacionados à proteção ambiental, por exemplo. Da mesma forma, a questão da segurança dos veículos, também recebe atenção tanto em design como em tecnologia. A Tuper corresponde a essa demanda e as peças fabricadas pela empresa estão presentes em partes como bancos, painéis e laterais dos veículos. Renato ressalta que atuar na unidade, além dos aspectos técnicos e da representatividade de mercado, significa crescimento pessoal. “É uma grande experiência para um profissional ingressar numa empresa de tradição, que apresenta tanto potencial, e que busca conhecer profundamente o mercado, o cliente e, além disso, ainda atenda a grandes marcas mundiais. […] É, sem dúvida, uma realização.” 

Da criação aos dias de hoje, muita história para contar

Udo Hans Sonntag, gerente industrial, conta que a TEC surgiu a partir da necessidade de agregar mais valor aos tubos produzidos na unidade de tubos industriais. Inicialmente, foram adquiridos equipamentos para tratamento térmico, tratamento químico, trefilas, entre outros, mas logo surgiram novas demandas e, para atendê-las, foram adquiridos novos equipamentos como prensas, máquinas de corte a laser e usinagem e células de produção para componentes de veículos de duas rodas. A partir daí, a trajetória natural foi o crescimento. A unidade atua como fornecedora de peças originais para montadoras e sistemistas, que detém o maior volume de entregas. “Podemos constatar que o mercado a que atendemos é bastante exigente e requer respostas à altura, o que conseguimos a partir da aplicação de regras rígidas de controle de qualidade e parque fabril tecnologicamente atualizado somado a uma equipe altamente especializada, práticas já incorporadas à cultura da empresa. A qualidade dos produtos é reconhecida como referência, assim como a capacidade de adaptação a um mercado bastante dinâmico”, conclui Udo.

Sobre a Tuper

A Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. Com 50 anos de trajetória, a empresa conta com um dos mais avançados conjuntos tecnológicos para a formação de tubos de aço, com oito unidades de negócios em três plantas industriais e capacidade de processamento de 826 mil toneladas de aço/ano. Além de atuar no setor automotivo original, também opera nos setores de escapamentos e catalisadores (para o mercado de reposição), indústria, óleo e gás, construção civil e agronegócio. O amplo portfólio inclui tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos trefilados, tubos para troca térmica, tubos API para o mercado de óleo e gás, eletrodutos galvanizados, estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, peças e componentes automotivos, sistemas de exaustão para veículos originais, escapamentos automotivos para o mercado de reposição, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters para aplicação na construção civil.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS