Lançamento de livro celebra os 50 anos da Tuper

Trajetória de uma das maiores transformadoras de aço da América Latina, sediada em São Bento do Sul (SC), é contada em texto e imagens

Por Tuper S/A  |  6 de dezembro de 2021 às 14:38

A Tuper reservou uma surpresa para o final de 2021, ano em que está completando meio século de existência: o lançamento de um belo livro de mesa que conta a trajetória da empresa. Trata-se do desfecho de uma série de ações que marcaram o cinquentenário, incluindo a modernização da marca e um amplo trabalho interno para a materialização do propósito da organização, sintetizado em uma frase – “Inspirar pessoas a criar soluções surpreendentes”.

“O livro é o registro de cada etapa que a empresa viveu até chegar aqui”, conta o presidente & CEO, Frank Bollmann. O perfil da obra fica claro logo nas primeiras páginas, quando há a comparação entre as imagens aéreas das instalações da empresa no início dos anos 1970 e hoje. A legenda traduz a sensação de todos que vivem o cotidiano da Tuper: “Um sonho que virou realidade, uma semente que frutificou”.

Com dois mil funcionários, a Tuper fechará o ano do cinquentenário com uma série de recordes. A estimativa é alcançar um faturamento de R$ 3 bilhões, impulsionado por um volume de vendas, em toneladas, 34,6% superior ao de 2020 – no que diz respeito às exportações, o acréscimo projetado chega a 158,6%. Os investimentos realizados em 2021, R$ 20 milhões, são 165% superiores aos do ano anterior.

Números fantásticos para uma empresa criada numa cidade que, à época, sequer havia chegado a 20 mil habitantes. Fabricar escapamentos de veículos foi a alternativa imaginada por um grupo de jovens empreendedores para diversificar a economia de São Bento do Sul, até então fortemente dependente da indústria moveleira. A evolução desde então só foi possível por conta dos investimentos constantes em inovação, na diversificação de segmentos de atuação e na formação dos colaboradores, três dos principais pilares da Tuper. A maioria dos líderes é composta por profissionais que fizeram carreira internamente, resultado de um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional.

Os desafios enfrentados ao longo do caminho também são narrados na obra. Um deles foi a dificuldade inicial para obter tubos de aço, o que levou a Tuper a iniciar fabricação própria deste produto. Outro momento delicado, mais recente, foi a aposta no setor de óleo e gás, com grande investimento em uma moderna unidade industrial inaugurada em 2012. Uma nova fase da organização foi iniciada em 2016, com a chegada da ArcelorMittal à sociedade. A parceria entre o líder mundial na produção de aço e uma grande consumidora dessa matéria-prima trouxe vantagens competitivas e movimentou o mercado.

Publicado pela Editora Expressão, o livro foi escrito e editado pelo jornalista e historiador Maurício Oliveira – que trabalhou, ao longo de um ano, em estreita parceria com a área de marketing da Tuper. Além das pesquisas em fontes históricas, a construção da narrativa incluiu a realização de 29 entrevistas com colaboradores, ex-funcionários, sócios-fundadores, familiares e outras pessoas ligadas à empresa. A obra de 120 páginas, contém imagens que ilustram toda a trajetória da empresa, da fundação até os dias atuais.

O lançamento oficial aconteceu em 1º de dezembro, em um evento que reuniu diretores, lideranças da empresa, colaboradores e convidados na sede da empresa, encerrando as ações de comemoração pelo cinquentenário da Tuper.

A versão em PDF do livro Tuper 50 Anos está disponível em www.tuper.com.br/downloads. Procure por Livro Tuper 50 anos para baixar o arquivo.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS