A presença do aço na construção civil

A Tuper oferece uma das mais completas linhas de tubos e perfis estruturais metálicos do mercado e sistemas construtivos para as mais diversas necessidades

Por Tuper S/A  |  22 de agosto de 2022 às 15:36

O mercado da construção civil busca constantemente por evolução e renovação em materiais, processos e resultados, desenvolvendo técnicas e buscando opções que possam proporcionar redução de custo e de tempo nas obras e ampliar requisitos como eficiência e desempenho. 

Entre tantos materiais, o aço, pelas características que apresenta e por propriedades como resistência e durabilidade, tem cada vez mais aplicações dentro do segmento. Pode ser empregado de diversas formas,  desde a fundação, passando pela estrutura até nos acabamentos mais sofisticados, utilizando o aço como elemento aparente.

As possibilidades arquitetônicas são ilimitadas. Por conta de seus usos e aplicações, as estruturas feitas em aço permitem que haja redução de seções de pilares e vigas em relação ao concreto armado, ganhando em altura de pé direto possibilitando melhor aproveitamento de áreas.

Entre as principais vantagens da utilização do aço na construção civil, podemos destacar:

Durabilidade

Para otimizar a eficiência do material, existem processos  como pintura e galvanização, que conferem ao composto uma proteção bastante eficaz à corrosão que, além de aumentar a durabilidade, também contribuem com menor impacto ao ecossistema.

Facilidade no transporte e manuseio

Em projetos com estruturas metálicas, geralmente as peças são pré-fabricadas e transportadas aos canteiros de obra, o que torna mais fácil a logística e os processos de montagem e desmontagem.

Sustentabilidade

O aço pode ser 100% reciclado, já que mantém as mesmas propriedades que apresentava no início do processo. Também é menos agressivo ao meio ambiente, por reduzir o uso da madeira e do concreto na construção evitando a formação de entulho e descarte de outros materiais que poderiam vir a ser depositados na natureza.

Economia

Tanto no prazo de construção quanto na racionalização de matéria-prima, os elementos construtivos à base de aço chegam prontos ao canteiro de obra, permitindo que várias etapas sejam iniciadas simultaneamente.

A Tuper desenvolve soluções construtivas em aço, oferecendo qualidade e excelente aproveitamento.Conta com amplo portfólio de produtos para a construção civil e tem know-how e capacidade para processar volumes superiores a 40 mil toneladas de aço/mês. Dispõe de uma das mais completas linhas de tubos e perfis estruturais metálicos do mercado e sistemas construtivos para as mais diversas necessidades, desde tubos para fundação e estaqueamento, lajes mistas nervuradas, andaimes e escoras metálicas chegando aos mais modernos sistemas de coberturas metálicas térmicas e acústicas.

O compromisso com a qualidade abrange todas as fases do processo produtivo, incluindo rigorosas análises das propriedades mecânicas e químicas da matéria-prima. Tudo para garantir a entrega do produto nas especificações adequadas.

Entre os produtos em aço desenvolvidos pela Tuper para o setor da construção civil, estão:

  • tubos estruturais e industriais
  • tubos galvanizados
  • tubos de condução NBR 5580 E 5590
  • eletrodutos galvanizados
  • estacas tubulares com conexão rápida
  • perfis estruturais
  • lajes mistas nervuradas
  • andaimes
  • escoras metálicas
  • coberturas metálicas
  • telhas térmicas bandeja
  • lambris
  • slitters

Conheça as vantagens, aplicações e características de cada produto acessando o segmento de construção civil deste site. Você também encontra os catálogos técnicos dos produtos na seção de Downloads.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS