Aço – um dos materiais mais reciclados do mundo

O aço é um material 100% reciclável e que pode ser reutilizado infinitas vezes sem perder qualidade

Por Tuper S/A  |  24 de fevereiro de 2022 às 09:25
aço material reciclável

Nos dias de hoje, sustentabilidade e reciclagem são assuntos recorrentes e de muita importância para a manutenção de uma sociedade saudável, mas o fato é que o aço sempre esteve na lista dos campeões da reutilização desde o princípio do uso do material pela civilização. Durante o império romano há registros do reaproveitamento de artefatos de aço. Na história moderna, relatos informam que, em períodos de guerra, soldados coletavam armas abandonadas nas trincheiras para a produção de novos armamentos. O aço, portanto, sempre foi destinado à reciclagem.

Diferente de outros materiais, o aço como matéria-prima pode ser reaproveitado infinitas vezes sem perder as propriedades e a qualidade. A liga metálica pode ser obtida a partir da combinação de minério de ferro e carvão aquecidos em fornos de alta temperatura ou por meio da reciclagem da sucata e aparas de aço.

Reciclagem é excelente negócio 

Para a reciclagem do aço, o primeiro passo é a separação do material por empresas especializadas em reciclagem. Depois de separado, a sucata é prensada em fardos que são enviados para usinas siderúrgicas. Já nas usinas, o aço é submetido a altas temperaturas para que seja derretido até atingir o ponto de fusão. Em estado líquido, o material pode ser moldado e direcionado para a fabricação de chapas, embalagens, peças para indústria de diversos segmentos e muitos outros usos. O processo de reciclagem não causa perda de qualidade ou de nenhuma outra propriedade característica em relação ao aço original.

Como matéria-prima, as vantagens são evidentes. Empresas de diversos setores investem em projetos e incentivam ações para a coleta e reciclagem incrementando a geração de empregos e renda. Por não perder as características no processo e ter grande valor para a indústria siderúrgica, o reaproveitamento do aço tornou-se um excelente negócio.

Outra vantagem ligada à sustentabilidade é que o reaproveitamento diminui o volume da extração dos minérios de ferro.

Nas últimas décadas, a recondução da sucata de aço nas linhas produtivas se enquadra num processo da indústria denominada economia circular, que se baseia no conceito do desenvolvimento sustentável a partir da redução, reutilização e reciclagem. Um ciclo virtuoso que pode gerar muitos benefícios econômicos, sociais e ambientais.                  

É bom lembrar que o aço pode ser totalmente reaproveitado, tanto na indústria como na construção civil, tornando-se o perfeito exemplo de matéria-prima sustentável. Na Tuper, a política relacionada à sustentabilidade é levada muito a sério e toda a sucata metálica gerada nos processos de fabricação segue para a reciclagem.

Os números da reciclagem
A cada tonelada de aço reaproveitado economiza-se:
1.140 Kg de minério de ferro
454 Kg de carvão 
18 Kg de cal

Atualmente, 37% (459 milhões de ton) do aço produzido no mundo é fabricado a partir da sucata de aço. A cada ano, 385 milhões de toneladas de aço são recicladas no mundo todo.
(Dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço)

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.

No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS