A depender do que viu sábado (18) no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, o público de São Bento do Sul foi para casa com a saúde mental em dia. Sob o comando da atriz Mariana Xavier, a comédia “Antes do Ano que Vem” provocou risos e uma boa dose de reflexão nas 400 pessoas que lotaram o teatro. Além disso, foram arrecadados 800 kg de alimentos não perecíveis para duas entidades sociais da cidade, a APAE e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul. O espetáculo teve entrada solidária e fez parte da segunda edição do Projeto Diversão e Arte, da ArcelorMittal, que incluiu São Bento do Sul pela primeira vez na programação.
“São Bento do Sul, onde a ArcelorMittal está chegando agora, nos deu um presente incrível no sábado. O público recebeu o projeto Diversão e Arte de braços abertos, lotando o teatro e atendendo o nosso chamado para apoiar duas importantes instituições da cidade e nossas parceiras, APAE e Rede Feminina. Foi divertido, emocionante e reforça a importância de uma iniciativa como esta, tão especial para a ArcelorMittal, que existe para aproximar a arte e a cultura da comunidade local, sem esquecer a responsabilidade social. Esperamos que o Diversão e Arte ainda dê muitos frutos em São Bento do Sul”, disse Jailson Planca, diretor industrial da Unidade Tuper da ArcelorMittal.
Mariana Xavier conquistou a plateia são bentense desde sua entrada em cena. Com talento, carisma e versatilidade, ela arrancou gargalhadas interpretando sete personagens diferentes, que se cruzam nas ligações atendidas por Dizuite, funcionária do CAD (Centro de Apoio ao Desesperados), ao longo da noite de ano novo. Em cada uma delas, um pedido de ajuda, levando a uma reflexão bem-humorada sobre saúde mental.
A parada final da segunda edição do Projeto Diversão e Arte é Joinville. No dia 23 de novembro, o Teatro da Liga recebe a comédia “NÂO!”, protagonizada pela atriz Adriana Birolli. A entrada novamente será solidária.
SOBRE O PROJETO DIVERSÃO E ARTE
O Diversão em Arte é um projeto idealizado pela ArcelorMittal que já percorreu diversas regiões do Brasil, levando cultura, emoção e encantamento para milhares de pessoas. Sua missão é clara: fomentar a arte, oferecendo espetáculos de qualidade com entrada solidária, viabilizando que projetos de relevância cheguem até a comunidade local.
Em Santa Catarina, a primeira edição aconteceu em 2023, marcando o início de uma história que já coleciona números expressivos: foram três espetáculos realizados em Joinville e São Francisco do Sul, 3 mil pessoas alcançadas e 2 toneladas de alimentos arrecadados em benefício de instituições locais como a Apae de São Francisco do Sul, Comunidade Terapêutica Kairós, Assistência Social de São Francisco do Sul, entre outras. Mais do que números, esses resultados representam encontros, experiências e a prova de que a arte é capaz de transformar realidades.
Em 2025, o projeto volta a Santa Catarina com uma novidade: a ampliação para mais uma cidade, São Bento do Sul. Ao todo, são quatro apresentações, duas em Joinville, uma em São Francisco e uma em São Bento, de dois grandes sucessos do teatro nacional: as comédias “Antes do Ano que Vem”, com a atriz Mariana Xavier, que foi apresentada em Joinville, no dia 4 de setembro, e em São Bento do Sul, no dia 18 de outubro; e “NÃO! Uma comédia para quem tem dificuldade de dizer não”, com a atriz Adriana Birolli com apresentações em São Francisco do Sul, no dia 13 de setembro, e em Joinville, no dia 23 de novembro. Todas as apresentações têm entrada solidária.
Com expectativa de receber 2,6 mil pessoas nas quatro apresentações, a 2ª edição do projeto prevê arrecadar 5,2 toneladas de alimentos. Importante reforçar que todas as apresentações são em locais acessíveis e com intérprete de libras.
SOBRE A WB PRODUÇÕES
A WB Produções, fundada em 2007 por Bruna Dornellas e Wesley Telles, neste ano celebra 18 anos de atuação no mercado cultural com um histórico de mais de 2 milhões de espectadores em 55 cidades brasileiras. Reconhecida por produzir grandes sucessos teatrais, a empresa já levou aos palcos obras premiadas como: Através da Íris, Misery, Três Mulheres Altas e Gargalhada Selvagem. Movida pela paixão em levar histórias inspiradoras aos palcos e conectar arte e público de maneira significativa, a WB se destaca pelo compromisso com a diversidade, inclusão e sustentabilidade, adotando práticas alinhadas às diretrizes de ESG e reforçando seu papel na democratização do acesso à cultura.
SOBRE A ARCELORMITTAL
A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, abastece os mais variados segmentos industriais. Em Santa Catarina, possui duas Unidades; a Vega, localizada em São Francisco do Sul, que opera há 22 anos na produção de aços leves, flexíveis, fortes e resistentes que atendem os mercados automobilístico, de construção civil e de eletrodomésticos; e a Unidade Tuper, recente aquisição do grupo ArcelorMittal, localizada em São Bento do Sul, que atua há 54 anos na transformação de aço para os segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
Os investimentos na área social também são significativos, apoio que é reforçado por meio de patrocínio a projetos desenvolvidos em prol da comunidade onde a empresa atua, seja através de capacitação, inclusão ou geração de renda para os beneficiados, nas seguintes linhas: cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.