Projeto Diversão e Arte ArcelorMittal chega a São Bento do Sul com a peça “Antes do Ano que Vem”

Mariana Xavier apresenta um monólogo cômico sobre saúde mental no dia 18 de outubro, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck.

Por Amanda Branco  |  10 de outubro de 2025 às 09:56

Encarar os problemas da vida não com um sorriso no rosto, mas com boas gargalhadas. Pode parecer absurdo, mas é o que a atriz Mariana Xavier propõe na peça ‘Antes do Ano que Vem’, que será apresentada em São Bento do Sul no dia 18 de outubro, às 19h, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. O projeto Diversão e Arte ArcelorMittal, que promove grandes espetáculos teatrais com entrada solidária, é idealizado pela ArcelorMittal com assinatura da WB Produções. Esta será a primeira vez que São Bento do Sul recebe a iniciativa. 

Os ingressos estarão disponíveis a partir de 11 de outubro no site ou app da Sympla. A entrada é solidária, mediante doação de 2kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que será revertido para a APAE e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul. Os espetáculos promovidos pela ArcelorMittal contam com acessibilidade: rampas de acesso e banheiro acessível para pessoas com deficiência, além de intérprete de libras durante a apresentação. 

A Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina, Fernanda Valadares, destaca a importância de estender a programação para mais um município catarinense, beneficiando ainda mais pessoas com acesso à cultura, além de contribuir para o trabalho social na região por meio da doação dos alimentos arrecadados. “Na semana passada nós estreamos o Diversão em Cena ArcelorMittal na cidade, um programa focado nas crianças. Agora chegou a vez de estender a programação para o público adulto. Queremos democratizar o acesso a cultura, a arte e o desenvolvimento social em todas as idades e em todos os locais em que a empresa está presente”, ressalta.  

Com texto inédito de Gustavo Pinheiro e direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, ‘Antes do Ano que Vem’ traz Mariana Xavier em diversas personagens para falar de saúde mental. Produzido pela Trampo Produções e a WB Produções, dos produtores associados Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles, o monólogo já percorreu 21 cidades brasileiras e levou 50 mil espectadores ao teatro. 

Durante um plantão de réveillon no CAD (Centro de Apoio aos Desesperados), a psicóloga responsável não aparece e Dizuite, funcionária do local, resolve atender as ligações e auxiliar os pedidos de ajuda que surgem na Noite de Ano Novo. Este é o ponto de partida de ‘Antes do Ano que Vem’, monólogo cômico escrito especialmente para Mariana Xavier emprestar toda a sua versatilidade para um vasto leque de personagens e situações. 

Humor para falar de saúde mental, autocuidado e acolhimento 

O embrião do espetáculo surgiu da necessidade de falar sobre questões fundamentais da vida contemporânea, como solidão, empatia e a ditadura da felicidade imposta pelas redes sociais, temas que atingem frontalmente a saúde mental de uma parcela imensa da população: “A peça se passa justamente na noite de Réveillon, quando há um aumento significativo no número de ligações com pedidos de ajuda. Datas como esta, de ‘felicidade obrigatória’, fazem aflorar ainda mais as emoções de quem não está lá muito satisfeito com a própria vida”, conta Mariana, que vem rodando o Brasil com a peça e levantando este debate, além de espalhar uma mensagem de acolhimento e esperança. 

Mariana Xavier 

Com 20 anos de carreira, a atriz Mariana Xavier iniciou a vida artística no teatro com apenas nove anos de idade. Lançada nacionalmente com o filme “Minha Mãe é Uma Peça”, a carioca conquistou o carinho e o reconhecimento do público com sua personagem Marcelina. Depois de brilhar nas telonas, seguiu provando o seu talento e aumentando sua popularidade. Atuou nas novelas da Globo: Além do Horizonte, I Love Paraisópolis e A Força do Querer, marcou presença como repórter do Vídeo Show e participou do quadro Dança dos Famosos (TV Globo). No teatro, acumula no currículo 17 espetáculos, entre eles: Quer TC?, O Garoto Que Não Sabe Rir, Escandaloso Desejo de Amar, Histórias Que o Eco Canta e O Último Capítulo. Presença marcante no cinema, a atriz já filmou nove longas-metragens. 

No verão de 2019, outro estouro: “Jenifer”. Quebrando padrões ao protagonizar o clipe de Gabriel Diniz (in memoriam) que foi o hit da estação, Mariana despertou imensa identificação no público, consolidando de vez seu posto de referência de autoestima para muitas mulheres. Em 2022 esteve presente nos filmes Medida Provisória e Esposa de Aluguel. 

Atualmente, Mariana é protagonista na série de humor “Tem que Suar”, do Multishow, atuando ao lado de Marcelo Serrado, e filma o longa “Missão Porto Seguro”, no Prime Vídeo. Aos 43 anos e com um trabalho bastante consistente na internet, a atriz sempre procura mostrar ao seu público que é possível ser feliz e ter uma vida saudável, mesmo fora dos padrões. Na literatura, Mariana Xavier é uma das autoras do livro “Gordelícias” (Editora Planeta). 

 Sobre o Projeto Diversão e Arte ArcelorMittal 

O Diversão em Arte é um projeto idealizado pela ArcelorMittal que já percorreu diversas regiões do Brasil, levando cultura, emoção e encantamento para milhares de pessoas. Sua missão é clara: descentralizar e fomentar as artes cênicas, oferecendo espetáculos gratuitos de qualidade, viabilizando projetos de relevância e garantindo que a arte chegue a públicos que muitas vezes não têm acesso a ela. 

Em Santa Catarina, a primeira edição do projeto aconteceu em 2023: foram três espetáculos realizados em Joinville e São Francisco do Sul que alcançaram aproximadamente 3 mil pessoas e arrecadaram 2 toneladas de alimentos em benefício de instituições locais como a Apae e Assistência Social de São Francisco do Sul, Comunidade Terapêutica Kairós, entre outras. 

Em 2025, o projeto volta ao estado com dois grandes sucessos do teatro nacional: as comédias “Antes do Ano que Vem”, com a atriz Mariana Xavier, que foi apresentada em Joinville em setembro e estará em São Bento do Sul no dia 18 de outubro; e “NÃO! Uma comédia para quem tem dificuldade de dizer não”, com a atriz Adriana Birolli, que passou por São Francisco do Sul em setembro e será apresentada em Joinville no dia 23 de novembro. Todas as apresentações têm entrada solidária. Com a expectativa de receber 2.600 espectadores nas quatro apresentações, esta segunda edição do projeto espera arrecadar 5,2 toneladas de alimentos. Importante também reforçar que todas as apresentações são em locais acessíveis e com intérprete de libras. 

Sobre a WB PRODUÇÕES 

A WB Produções, fundada em 2007 por Bruna Dornellas e Wesley Telles, neste ano celebra 18 anos de atuação no mercado cultural com um histórico de mais de 2 milhões de espectadores em 55 cidades brasileiras. Reconhecida por produzir grandes sucessos teatrais, a empresa já levou aos palcos obras premiadas como: Através da Íris, Misery, Três Mulheres Altas e Gargalhada Selvagem. Movida pela paixão em levar histórias inspiradoras aos palcos e conectar arte e público de maneira significativa, a WB se destaca pelo compromisso com a diversidade, inclusão e sustentabilidade, adotando práticas alinhadas às diretrizes de ESG e reforçando seu papel na democratização do acesso à cultura. 

ArcelorMittal 

A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, abastece os mais variados segmentos industriais. Em Santa Catarina, possui duas Unidades; a Vega, localizada em São Francisco do Sul, que opera há 22 anos na produção de aços leves, flexíveis, fortes e resistentes que atendem os mercados automobilístico, de construção civil e de eletrodomésticos; e a Unidade Tuper, recente aquisição do grupo ArcelorMittal, localizada em São Bento do Sul, que atua há 54 anos na transformação de aço para os segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. 

Os investimentos na área social também são significativos, apoio que é reforçado por meio de patrocínio a projetos desenvolvidos em prol da comunidade onde a empresa atua, seja através de capacitação, inclusão ou geração de renda para os beneficiados, nas seguintes linhas: cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. 

Ingressos via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/antes-do-ano-que-vem-uma-comedia-com-mariana-xavier-diversao-e-arte-2025/3091837

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS