O compromisso da ArcelorMittal com o desenvolvimento social das comunidades em que está inserida é um propósito real, que vai além do discurso ou simples repasse de recursos. Se traduz em políticas de Responsabilidade Social bem estruturadas e robustas, de modo a impactar o entorno de forma abrangente, participativa e efetiva.
Através do edital ArcelorMittal Investe, destinado a ONGs com projetos voltados a transformação social nas áreas de Desenvolvimento Comunitário/Social; Educação; Saúde; Cultura; Esporte e Meio Ambiente, a empresa estabelece as diretrizes para inscrição e seleção de projetos que estejam aptos a receber apoio financeiro, durante o período contratual de 12 meses, podendo ser renovado automaticamente por mais um ano, a depender da avaliação de resultados do projeto.
A exemplo do que já ocorre em São Francisco do Sul e Joinville, a proposta é expandir a abrangência do edital também para iniciativas sediadas em São Bento do Sul e região, a partir de 2026.
Para apresentar o edital, a ArcelorMittal Tuper organizou um evento especialmente voltado a representantes de organizações do terceiro setor e patrocinados, reunindo mais de 30 participantes, onde descreveu as principais mudanças nas políticas de apoio e patrocínio da empresa para o próximo ciclo de contratos.
Conduzida por Jéssica Menon, Analista de Comunicação e Responsabilidade Social – com o apoio da Gestora de Comunicação Institucional e Responsabilidade Social, Fernanda Valadares – a apresentação abordou pontos importantes: desde as Diretrizes de Desenvolvimento Sustentável do grupo ArcelorMittal, a atuação da Fundação ArcelorMittal, o Plano Diretor de Responsabilidade Social do grupo, além das etapas do Edital ArcelorMittal Investe:
Etapa 1: Capacitação para Inscrição;
Etapa 2: Apresentação de documentação;
Etapa 3: Elaboração e Revisão do Projeto;
Etapa 4: Avaliação pela Banca e
Etapa 5: Divulgação dos resultados e início da execução
Nesse ponto, os convidados tiveram espaço para esclarecer suas dúvidas a respeito dos prazos para inscrição de novos projetos, detalhamento das iniciativas propostas, contrapartidas e prestação de contas.
E como um tópico especial para encerrar o encontro, foram exibidas em primeira mão algumas iniciativas com implementação prevista em São Bento do Sul ainda para o calendário de 2025, a título de inspiração.
Entre eles, por exemplo, o projeto Carreta Itinerante, que leva sessões de cinema itinerantes a bordo de uma carreta adaptada a cidades e bairros selecionados, onde a presença e relevância da atuação da ArcelorMittal se mostra positivamente impactantes, estreitando de forma lúdica ainda mais o relacionamento com a comunidade e o seu entorno.
O encontro teve excelente resposta imediata entre os presentes, que já demonstraram interesse na elaboração de novos projetos conjuntos. A confiança dessas entidades representadas na ArcelorMittal como agente transformador do panorama social das comunidades em que atua, demonstra a solidez da construção de suas políticas de Responsabilidade Social da empresa
As novas políticas e processos de elaboração de projetos, quando aplicadas ao contexto de São Bento do Sul vão trazer maior efetividade e transparência aos projetos apoiados pela ArcelorMittal Tuper na região. Esse panorama futuro fortalece a confiança da sociedade em iniciativas de Responsabilidade Social e beneficia a localidade como um todo.
Sobre ArcelorMittal
Maior produtora de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil. Atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.
A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do país. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.
As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, dentre outras.
A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
Saiba mais sobre a ArcelorMittal Tuper.