Software de gestão de energia e eficiência energética recebe upgrade

Iniciativa também auxilia na utilização racional da energia

Por Tuper S/A  |  23 de maio de 2022 às 09:34

A gestão de energia é ação fundamental entre as boas práticas industriais, e tem trazido muitos benefícios para as empresas que utilizam o recurso. Na Tuper O controle de consumo e cargas de energia das plantas industriais é realizado com o auxílio de sistema automatizado, que torna possível a integração entre os mais de quarenta medidores e controladores de demanda de energia elétrica distribuídos pelas unidades. As informações colhidas a partir destes equipamentos são enviadas a um servidor que permite, por meio da leitura dos dados, gerar gráficos para a análise de consumo, orientar a gestão de carga e efetivar a projeção de rateio de energia entre as plantas. Pela análise dos dados obtidos pela medição é possível, inclusive, obter o custo de consumo de cada unidade industrial e, também, realizar o controle de carga, um recurso que atua interrompendo o uso de equipamentos evitando que o limite de potência acordado com a distribuidora seja ultrapassado.

Na Tuper, o software com característica de sistema está sendo utilizado desde o ano de 2005, quando implementado pelo setor de manutenção industrial e, desde este período, já houveram algumas atualizações. A partir de 2022, uma nova atualização foi adquirida e, com o upgrade, o sistema passa a atuar em modalidade web, ficando abrigado na Intranet da empresa para que mais pessoas possam acessar as informações.

A geração do banco de dados também receberá modificações. No modelo anterior, era realizada em arquivo fechado, que não permitia compartilhamento com outros sistemas. Na versão atual, o banco de dados para a utilizar o regime PostgreSQL que, gradativamente, permitirá integrar as informações com outros bancos de dados da planta industrial que utilizem o mesmo meio de gravação. Esta ação tornará possível estabelecer links de carga e eficiência de produção por quilowatt consumido de forma automatizada e por pontos específicos nas unidades fabris. 

Segundo Renan Carlo Piccinini, analista de gestão de energia da Tuper, será possível, por exemplo, comparar a potência de ajuste de um equipamento de solda a partir da informação integrada para visualizar com bastante clareza consumo real, o ganho de potência e a influência do equipamento em outras cargas da empresa. “Basicamente, é uma atualização do sistema modernizado por uma plataforma dentro dos padrões atuais, com gráficos e informações que poderão ser visualizadas em celular ou tablet de acordo com as configurações de permissão por nível de acesso para cada usuário”, afirma..

A aquisição da atualização vem de encontro com a implantação do sistema de eficiência que está sendo adotado pela empresa e será um recurso de grande utilidade para auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao consumo e gestão de energia nos parques fabris fornecendo, inclusive, informações quanto ao nível de carregamento de transformadores e painéis auxiliando, também, no suporte às expansões necessárias no parque fabril.

A implantação já está em curso, com diversas funções liberadas, e a conclusão está prevista para o final do mês de junho próximo.

Sobre a Tuper

A Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. Com mais de 50 anos de trajetória, a empresa conta com um dos mais avançados conjuntos tecnológicos para a formação de tubos de aço, com oito unidades de negócios em três plantas industriais e capacidade de processamento de 826 mil toneladas de aço/ano. Além de atuar no setor automotivo original, também opera nos setores de escapamentos e catalisadores (para o mercado de reposição), indústria, óleo e gás, construção civil e agronegócio.

O amplo portfólio inclui tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos trefilados, tubos para troca térmica, tubos API para o mercado de óleo e gás, eletrodutos galvanizados, estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, peças e componentes automotivos, sistemas de exaustão para veículos originais, escapamentos automotivos para o mercado de reposição, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters para aplicação na construção civil.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS