Tubos de aço trefilados – saiba mais sobre características e aplicações

Excelência na seleção de matéria-prima e controles rígidos nos processos produtivos garante qualidade final

Por Tuper S/A  |  14 de julho de 2022 às 14:44

No processo de trefilação, o tubo de aço é estirado por meio de uma força de tração utilizando ferramentas internas e externas, alterando as dimensões, as propriedades mecânicas e o acabamento superficial do produto, conferindo, ainda, mais resistência ao aço.

Os materiais derivados dessa técnica são muito versáteis e podem ser aplicados em diversos setores da indústria e da construção civil, entre outros. Só por curiosidade, você sabia que até mesmo os clipes de papel que você usa em sua rotina são fruto do processo de trefilação?

Tubos de Aço Trefilados Tuper

Para atender às mais diversas aplicações em diferentes segmentos de mercado, a Tuper produz tubos trefilados de alta precisão a partir de tubos soldados de produção própria. A qualidade dos produtos é garantida por meio de sistemas de monitoramento e inspeções realizadas em cada fase do processo produtivo, respeitando as normas relativas à aplicação.

O resultado é um produto com mais precisão dimensional, propriedades mecânicas otimizadas e superfícies de baixa rugosidade. 

Entre as aplicações possíveis está  a fabricação de peças utilizadas em motos, máquinas agrícolas e veículos pesados da linha amarela (hidráulicos).

Somente na indústria de peças automotivas, por exemplo, os tubos de aço trefilados podem ser utilizados para a fabricação de peças como amortecedores, barras estabilizadoras, bieletas, buchas de suspensão, colunas de direção, cardans, cross car beams, estruturas dos bancos dianteiros e traseiros, entre outros.

A Tuper produz tubos de aço-carbono com solda, trefilados a frio, nos perfis redondos e especiais.

Entre as principais características dos tubos de aço trefilados produzidos pela Tuper, podemos citar:

  • excelência na seleção de matéria-prima
  • aplicação de rígido controle de qualidade 
  • cumprimento de normas que se aplicam ao produto e a gestão de processos, como ASTM A 513 TIPO 5, ASTM A 214, DIN EN 10305-2, NBR 5599, IATF 16949, ISO 9001 e ISO 14001 

Para conhecer mais sobre as propriedades, os diferenciais e as aplicações dos tubos de aço trefilados Tuper, acesse a página de Downloads do site e baixe o Catálogo de Tubos Trefilados.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS