Tuper Óleo e Gás: unidade completa dez anos

Fornecimento para obras de infraestrutura, construção civil, óleo e gás e exportação para o setor de óleo, gás e petróleo são os destaques da unidade

Por Tuper S/A  |  14 de setembro de 2022 às 10:44

O ano de 2012 foi importante para a Tuper e, em especial, a data de 14 de setembro, que marcou a inauguração da unidade Tuper Óleo e Gás, a TOG, criada com o objetivo de fabricar tubos estruturais, industriais e de condução direcionados para atender as demandas crescentes dos segmentos de óleo e gás, construção civil, infraestrutura, agronegócio e setores da indústria. A unidade, que nasceu com o slogan “Ajudando a conduzir o desenvolvimento do Brasil”, ao longo da década cumpriu brilhantemente o propósito, ajudando a transformar em realidade grandes projetos em território nacional, e foi além, cruzando fronteiras e levando o nome Tuper para diversos países por meio da exportação de tubos. Vale citar que a unidade exporta, desde o início, para o exigente mercado norte-americano, um dos  dos maiores consumidores mundiais de tubos de aço API aplicados em toda a cadeia de óleo e gás. No range de produtos, estão os tubos de aço-carbono de 5 1/2 até 13 3/8 polegadas e espessuras variando de 3mm até 16mm.

Alguns números da TOG

A unidade foi resultado de um investimento de R$ 198 milhões e, hoje responde por cerca de 30% do faturamento da empresa com participação de destaque nos mercados interno e externo. A TOG possui planta fabril com 35 mil metros quadrados e, para garantir a excelência de produtos, processos e resultados, investe constantemente em programas de atualização de conhecimento e de formação continuada para toda a equipe de profissionais.

A partir do ano de 2015, ampliou a gama de serviços investindo numa moderna linha de revestimento de tubos para agregar ao produto proteção anticorrosiva para dutos aéreos e enterrados. Até o momento, já forneceu cerca de 450 quilômetros de tubos revestidos em Polietileno Tripla Camada para os mais importantes gasodutos do Brasil.

Como algumas obras de destaque, podemos citar o primeiro pedido atendido pela unidade, de 200 toneladas de tubos para as obras do Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido como Arena Castelão, em Fortaleza (uma das sedes da Copa do Mundo de 2014) como um marco, o fornecimento para a SCGás de 60 quilômetros de tubos de condução API 5L para o gasoduto Serra Catarinense, a entrega de estacas tubulares com conexão rápida para a construção uma importante indústria de papel e celulose nos Lençóis Paulistas, entre muitos outros projetos. A unidade TOG é responsável também pela produção das Estacas Tubulares Tuper com Conexão Rápida, uma inovação no mercado da construção civil e que já está em diversas obras localizadas em vários pontos do Brasil.

Confira algumas das principais aplicações dos produtos fabricados pela TOG

No segmento óleo e gás

  • Tubos API para condução e extração de petróleo, gás e combustíveis, para aplicação em gasodutos, oleodutos, minerodutos, além de poços de petróleo onshore, entre outros
  • Revestimentos para proteção anticorrosiva e/ou mecânica de acordo com as diretrizes de aplicação


Na construção civil e infraestrutura

  • Fornecimento das estacas tubulares Tuper com conexão rápida para utilização nas fundações de diversos tipos de obras 
  • Tubos de condução  para instalações hidráulicas de todos os portes
  • Tubos estruturais para construção utilizados em edificações industriais, comerciais e residenciais, shopping centers, aeroportos, pontes, obras de infraestrutura, obras de grande porte, entre outros


Para o agronegócio e maquinário para veículos pesados da linha amarela

  • Tubos estruturais aplicados em máquinas e implementos agrícolas e rodoviários e na linha amarela


Para a indústria

  • Soluções para máquinas e equipamentos de diversos setores da indústria como automotiva, sucroenergética, mineração, entre outros

Trajetória de sucesso

Passados os primeiros dez anos, a projeção para o futuro é seguir investindo em iniciativas que visam seguir a trajetória de sucesso da unidade. Frank Bollmann, Presidente e CEO da Tuper,  afirma que “Ao longo desses 10 anos, aprimoramos e desenvolvemos processos inovadores, novos produtos e atendemos diversas demandas dos mais complexos segmentos de mercado. Graças ao dinamismo, competência, das habilidades dos nossos colaboradores e à capacidade de transformação e inovação da Tuper, temos contribuído para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país, na certeza de que seguiremos firmes nesses propósitos pelas próximas décadas.”

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos óleo e gás, industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, entre outros. No setor óleo e gás, a empresa atua na produção de Tubos API para condução e extração de petróleo, gás e combustíveis, para aplicação em gasodutos, oleodutos, minerodutos, além de poços de petróleo onshore, entre outros, além da aplicação de revestimentos para proteção anticorrosiva e/ou mecânica de acordo com as diretrizes de aplicação.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS