Aterro Zero: Tuper conquista troféu e é uma das empresas pioneiras na região a alcançar o conceito

O reconhecimento é resultado das ações relacionadas a reciclagem, destinação e reaproveitamento de resíduos industriais

Por Tuper S/A  |  21 de outubro de 2022 às 09:42

Os resíduos sólidos industriais são, em suma, aqueles que resultam de atividades industriais com particularidades que tornam inviável o descarte comum, na rede pública de esgoto ou nos sistemas convencionais de coleta urbana. O descarte desse tipo de resíduo pode ser realizado de diversas formas, sendo as mais utilizadas a reciclagem, a logística reversa e o aterramento.  De modo geral, o descarte por aterramento de resíduos não recicláveis é realizado em locais específicos, denominados aterros industriais, construídos com base em normas técnicas de engenharia ambiental para promover o recebimento e a disposição do material.

Porém, apesar do aterro industrial ser legalizado e de serem adotadas todas as medidas de proteção descritas para receber e tratar o resíduo, sabemos que há processos que permitem trabalhar com mais valorização do resíduo industrial e, principalmente, reduzir a possibilidade de riscos de passivos ambientais futuros.

Responsabilidade e preocupação ambiental

Na Tuper, o programa Aterro Zero foi implantado para garantir medidas de fortalecimento da reciclagem na empresa e para que todo o material possa ser descartado de forma correta. Nos parques fabris, são realizados treinamentos orientando os colaboradores em como contribuir com a coleta seletiva, além da instalação e monitoramento de kits de coleta nas dependências das fábricas, escritórios e áreas externas.

Possuímos centrais de resíduos adequadas em termos de instalações e espaço físico para receber resíduos gerados nas unidades, trabalhamos para reduzir a geração dos resíduos na fonte e na busca por parceiros para o reaproveitamento/reciclagem de todo resíduo possível. Além disso, pesquisamos e investimos em outras tecnologias, como o coprocessamento, para que o aterro zero seja uma realidade, conta Alessandra Brüsky, supervisora de saúde e meio ambiente da Tuper. 

Segundo a supervisora, os resíduos que não podem ser reaproveitados passam por uma operação chamada blendagem, em que são totalmente triturados. O resultado disso, na etapa seguinte, é enviado para empresas cimenteiras, que recebem o resíduo e o transformam em matéria-prima energética, ou seja, é utilizado em queima no lugar de outros combustíveis. As cinzas geradas no processo são incorporadas na fabricação de cimento, tornando esse resíduo um insumo 0totalmente reaproveitado.

Há ainda os resíduos orgânicos, que devem ser destinados à compostagem também em colaboração com empresas parceiras.

Alessandra complementa que a missão é sempre buscar alternativas melhores em comparação ao aterramento, utilizando qualquer tipo de resíduo gerado como forma de substituir recursos que venham a ser subtraídos da natureza, como no exemplo do combustível de queima citado. Segundo ela, a Tuper já possuía um excelente índice, mas com a implantação dos novos procedimentos no projeto Aterro Zero, saltou de 96% para 99% de aproveitamento de resíduos, e deve atingir em breve o total de 100%.

Reconhecimento e troféu

Como reconhecimento, recentemente a Tuper recebeu o troféu Aterro Zero, concedido pela Hera Sul, empresa parceira receptora dos resíduos gerados pela Tuper, que realiza o processo de blendagem e o encaminhamento para o coprocessamento na indústria cimenteira.

Vale lembrar que a Tuper é uma das pioneiras na região a se tornar uma empresa Aterro Zero, e que o título é concedido quando o percentual acima de 90% é atingido. A empresa também está inscrita na premiação Expressão Ecologia, que abrange as regiões sul e o estado de São Paulo, com o objetivo de reconhecer iniciativas relacionadas à sustentabilidade em diversos segmentos da sociedade. O resultado deve ser conhecido nos primeiros meses de 2023.
Leia mais sobre as ações Tuper em Sustentabilidade.

Sobre a Tuper

Com 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo às mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS