Catalisadores adulterados podem representar perigo

A alteração do sistema de exaustão pode trazer danos ao veículo e riscos ao condutor

Por Tuper S/A  |  11 de agosto de 2022 às 16:29

Um alerta importante deve ser feito aos consumidores a respeito de falsos catalisadores. Ao adquirir a peça, deve-se verificar se o produto está em embalagem padronizada com a marca do fabricante, especificações de aplicação e com o certificado de garantia e nota fiscal. Dados da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgam que, no país, cerca de 8 milhões de automóveis circulam com catalisadores falsificados ou adulterados.

Segundo o portal Agência AutoInforme, para adulterar o catalisador, a cerâmica interna é retirada e substituída por um pedaço de tubo de escapamento perfurado, que é soldado ao corpo da cápsula metálica do catalisador. Outras formas de adulteração podem ocorrer devido a utilização de monolitos não homologados e sem metais nobres tendo como consequência a baixa qualidade e eficiência catalítica.

A peça falsificada pode trazer danos ao veículo, comprometer o desempenho do motor, causar desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento e aumento significativo do consumo de combustível, além de não realizar conversão dos gases do veículo e liberar os poluentes na atmosfera. 

O catalisador original é formado por uma cerâmica interna, composta por metais nobres responsáveis pela transformação dos gases poluentes do motor em outros inofensivos para o meio ambiente. É recomendado, também, ficar atento ao prazo de troca da peça e acompanhar o procedimento.  No mercado de reposição, variando de acordo com o modelo do automóvel, a garantia costuma ser de quarenta mil quilômetros.

Para a sua segurança, do veículo e do meio ambiente, utilize peças de boa procedência, com marcas de confiança e escolha bons profissionais para serviços de troca e manutenção do equipamento. A Tuper tem experiência de mais de cinquenta anos na fabricação de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição e é reconhecida nacional e internacionalmente como fornecedor de excelência pelo setor automotivo. A empresa conta com equipe especializada no desenvolvimento de produtos com foco nas melhores soluções para garantir que somente itens de qualidade cheguem ao consumidor.

Sobre a Tuper 

Maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, a Tuper produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para diversos modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume mensal que chega a quase três milhões de peças, somente para o mercado de reposição. Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper atende simultaneamente ao mercado de reposição e às montadoras e fabrica os produtos de acordo com as normas de certificação da ISO 9001. Os escapamentos e catalisadores Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência de funcionamento e adequação ao veículo.
Conheça nossos produtos.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS