Estruturas em aço para painéis solares: entenda o mercado e os insumos necessários para geração de energia solar

Conheça as melhores soluções em tubos, perfis, peças e sistemas customizados em aço para estruturas aplicadas à geração de energia fotovoltaica

Por Tuper S/A  |  14 de novembro de 2023 às 09:08
Estrutura para painéis solares

O setor de geração distribuída no Brasil vive um momento promissor. De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR – 07/2022), a geração solar fotovoltaica já soma 33.757 MW, sendo 15,4% da matriz elétrica brasileira, com liderança dos Estados de SP, MG, RS e PR.
Ainda segundo dados da ABSOLAR, em 2023, a fonte renovável deverá gerar mais de 300 mil novos empregos e, portanto, os investimentos no setor poderão ultrapassar a cifra de 50 bilhões de reais.
Já no que diz respeito à geração solar centralizada, de acordo com a associação, entre janeiro e setembro de 2023, houve o maior incremento da capacidade da história no Brasil. Só para exemplificar, em 2022, o acréscimo no ano todo foi de 2,5 Gigawatts, inferior aos 3 GW já instalados entre janeiro e setembro de 2023.
A expansão da capacidade instalada da matriz elétrica foi de 7 Gigawatts (GW) entre janeiro e agosto de 2023.
O crescimento do setor teve impulsionamento por segmentos como o agrícola, que nos últimos anos, inegavelmente, incrementou os investimentos em energia solar com foco na economia em longo prazo. Em 2020, por exemplo, apesar da pandemia global causada pela Covid-19, o agronegócio foi responsável por 70% dos sistemas fotovoltaicos instalados no país.
Além disso, com a chegada de novas linhas de crédito e a facilitação na contratação de financiamentos para aquisição dos sistemas fotovoltaicos, o que era uma alternativa energética distante e onerosa se tornou mais acessível para a população e para as empresas.
Conforme esses fatores, trata-se de um mercado em franco crescimento, composto por pequenos e grandes projetos.
Para atender a essa demanda ascendente, vários empreendimentos têm surgido. A saber, estima-se que haja mais de 20 mil empresas atuando no setor de energia limpa no país e esse número deve crescer consideravelmente nos próximos anos.
Do mesmo modo, cresce  também a procura de materiais de qualidade para a fabricação de estruturas de painéis fotovoltaicos. 

Sendo uma das maiores processadoras de aço da América Latina, a Tuper posiciona-se como uma empresa com tecnologia de desenvolvimento capaz de fornecer soluções customizadas para estruturas fotovoltaicas, como em perfis furados em linha, tubos, peças e conjuntos soldados.
Fortemente presente no mercado de energia solar fotovoltaica há vários anos, em 2023 a empresa participou da Intersolar South America 2023, o maior evento sobre energia solar da América Latina, figurando entre os maiores players do setor.

Soluções para estruturas em aço Tuper voltadas para o setor

A Tuper atende ao mercado de energia solar ao entregar soluções em aço para estruturas que podem-se aplicar a diversos tipos de projetos, como em estruturas de solo fixas ou em trackers, na geração centralizada tanto quanto na geração distribuída.
Pode-se usar, portanto, em carports, sistemas agrivoltaicos e em pequenas, médias e grandes usinas solares.
Todos os tubos, perfis, peças e sistemas customizados Tuper estão disponíveis ao mercado em aço galvanizado a fogo, pré-galvanizado e também em Magnelis®.

Confira:

Tubos

A Tuper produz tubos estruturais redondos, quadrados e retangulares, que podem ser curvados e conformados, com medidas específicas de acordo com cada projeto.
São utilizáveis na fabricação de diversos componentes estruturais, mas são especialmente aplicáveis em estruturas do tipo tracker (sistema seguidor ou rastreador solar).
Veja as dimensões:

  • Tubos redondos de 15,87 a 339,7 mm
  • Tubos quadrados de 20 x 20 até 260 x 260mm
  • Tubos retangulares de 12 x 40 até 250 x 300 mm, com espessuras que variam de 0,75mm até 16 mm
    Há, também, a possibilidade de produzir geometrias e dimensões especiais sob consulta.

Perfis

Os perfis apresentam modelos U e U enrijecido ou C, com furação automatizada em linha, entre outros processos disponíveis.
Estes perfis atendem, dessa forma, a ambos os tipos de estruturas, tanto as fixas como em trackers, e aplicadas como estacas e outros elementos do projeto estrutural. 
Podem receber furação automatizada em linha, entre outros inúmeros processos.

Peças e sistemas customizados

A tecnologia avançada e a alta capacidade produtiva permitem a Tuper atender diferentes  tipos de projetos – tanto grandes empreendimentos de geração de energia centralizada quanto os menores, de geração distribuída.  
São peças processadas e conjuntos soldados para o setor. As soluções possuem desenvolvimento e customização conforme os projetos dos clientes, de acordo com as mais variadas normas nacionais e internacionais de aço, para baixa, média e alta resistência.
Os processos de soldagem utilizados na Tuper – MIG/MAG, TIG e Laser –  são padronizados para atender a exigentes normas técnicas e seguem os mais altos níveis de qualidade.

Tecnologia e Inovação

A Tuper conta com tecnologia avançada, assim como com a alta capacidade de produção para atender à demanda desse mercado crescente.
Conheça alguns processos e recursos tecnológicos disponibilizados pela empresa para a produção de itens voltados para o setor solar:

Galvanização de Tubos – processo de galvanização a fogo Pintura de Tubos – utiliza tinta em pó, poliéster, epóxi ou híbrida em diversas cores
Corte e Furação a Laser – tecnologias 2D e 3D para corte e furação com alta qualidade e precisão
Curvamento de Tubos – tecnologia CNC para o processo de curvamento em tubos
Estampagem – conformação mecânica de chapas e tubos (corte, dobra, repuxo)
End Forming – expansão, redução ou alteração geométrica de extremidades de tubos
Corte e Dobra – corte e dobra de chapas e perfis
Solda – solda robotizada e manual (MIG/MAG, TIG e Laser)       

  

Tecnologia avançada e alta capacidade de produção para atender aos mais diversos tipos de projetos             

Para conhecer as soluções em aço para estruturas fotovoltaicas da Tuper, faça o download do catálogo.
Consulte nossos profissionais e traga seu projeto para a Tuper – faça uma cotação.

Fontes de dados estatísticos: Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar
Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina.. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos em conformidade com as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
As soluções em aço produzidas pela Tuper são tubos estruturais e industriais, tubos de condução, eletrodutos galvanizados, tubos para andaimes, tubos para caldeiras, condensadores e trocadores de calor, tubos trefilados, Line Pipe API 5L e Casing API 5CT, estacas tubulares com conexão rápida, coberturas metálicas em aço, perfis estruturais, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris, slitters, escapamentos aftermarket, sistemas de exaustão para montadoras, peças e componentes automotivos.
A trajetória da Tuper é marcada por muita determinação, pela ousadia para criar soluções inovadoras e pelo compromisso de oferecer produtos com excelência para todos os segmentos a que atende.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS