O catalisador do seu carro protege o meio ambiente e também sua saúde

Além de atuar sobre a liberação de poluentes na atmosfera e diminuir a emissão de ruído, esse componente tem impacto positivo também sobre nossa saúde

Por Tuper S/A  |  10 de novembro de 2022 às 09:41

Peça obrigatória em veículos automotivos desde 1997, os catalisadores cumprem um papel ainda maior do que apenas regular a liberação de gases poluentes na atmosfera e diminuir a emissão de ruído: eles são essenciais para a manutenção da saúde de condutores e transeuntes afetados pelo tráfego urbano.

Sem a atuação desse dispositivo, a combustão interna do motor liberaria livremente na atmosfera um volume massivo de gases como: hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NO), material particulado (MP ou popularmente conhecido como fuligem), entre outros, causadores de diversos problemas de saúde.

Pessoas em contato direto com hidrocarbonetos podem desenvolver irritação nas vias respiratórias. A fuligem tem efeito semelhante, podendo, no entanto, escalar para bronquite, asma ou, em casos mais graves, câncer nos pulmões. 

Os grandes vilões são o monóxido de carbono (CO) e o óxido de nitrogênio (NO). O primeiro é responsável por quadros clínicos de pneumonia e danos cerebrais e o segundo por enfisemas e até mesmo por mutações genéticas.

A boa notícia é que os catalisadores são capazes de filtrar até 98% desses gases. Ao passar pelo suporte cerâmico revestido com óxido de alumínio (AL²O³), os poluentes interagem com metais ativos (paládio, platina, ródio) e sofrem reações químicas que dão origem a outras moléculas – água (H²O), gás carbônico (CO²) e nitrogênio (N²), em níveis pouco agressivos à saúde humana e indicados pelas agências reguladoras de saúde.

Também por esse motivo, o catalisador é considerado peça essencial do sistema de exaustão veicular. Sua manutenção e perfeito funcionamento são exigidos em lei para o bom fluxo no trânsito, para a saúde e para a vida em sociedade.

Caso esteja procurando o escapamento, catalisador ou ponteira ideal para o seu modelo de veículo, conte com toda a variedade e qualidade dos produtos Tuper para encontrar muito mais do que você precisa. 

Conheça o catálogo de produtos em nosso site!

Sobre a Tuper 

A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há mais de  50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, seguindo rigorosos padrões de qualidade. A empresa acompanha a evolução do mercado oferecendo ampla linha de produtos, de acordo com as especificações das mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS