Sistema de Exaustão pode ter vida útil garantida com alguns cuidados

Medidas simples ajudam a preservar as peças

Por Tuper S/A  |  11 de abril de 2022 às 09:31

A manutenção preventiva e alguns cuidados podem assegurar a vida útil das peças que compõem o sistema de exaustão para manter o bom desempenho do veículo.

Ao realizar a manutenção preventiva, é fundamental não esquecer de verificar o estado do sistema de exaustão, composto por tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro e ponteiras. O sistema de escapamento é um item essencial para assegurar a performance do motor, pois avarias podem interferir, inclusive, no consumo de combustível”

Um dos fatores que danificam os componentes é a qualidade do combustível. Abasteça sempre em um posto de confiança, pois a qualidade do combustível está diretamente ligada à vida útil dos componentes. É preciso ficar atento. Excesso de água saindo pelo escapamento pode ser indício de adulteração do combustível. Álcool, gasolina ou diesel adulterados podem provocar desgaste precoce da sonda lambda, o que eleva o consumo, diminui o rendimento do motor e aumenta a emissão de gases poluentes. Além disso, o combustível de má qualidade pode derreter a cerâmica do catalisador e provocar corrosão na carcaça e furos em uma das peças do conjunto, prejudicando o desempenho do veículo.

As condições em que o automóvel trafega também interferem no tempo de vida útil do escapamento. Estradas de terra ou com buracos,  por exemplo, podem encurtar o tempo útil das peças do sistema de exaustão. Ignição falhando, motor desregulado e consumo excessivo de óleo danificam as peças e, especialmente, o catalisador, componente fundamental para o bom funcionamento do motor e para o controle de emissões de gases nocivos ao meio ambiente.

Realizando a manutenção preventiva e seguindo os cuidados necessários, o catalisador pode durar até os 80.000 km (original) e 40.000 km (reposição). Em caso de troca, é preciso ficar atento ao selo do Inmetro. 

A Tuper é líder no mercado de escapamentos. Conheça a qualidade dos produtos para o segmento automotivo acessando ao site.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores 

Maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, a Tuper produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para diversos modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume mensal que chega a quase 3 milhões de peças, somente para o mercado de reposição.
Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper atende simultaneamente ao mercado de reposição e às montadoras e fabrica os produtos de acordo com as normas de certificação da ISO 9001. Os escapamentos e catalisadores Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência de funcionamento e adequação ao veículo.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS