Tentativas de fraude com boletos bancários: como se proteger

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o golpe do boleto falso é hoje uma das fraudes financeiras mais comuns no país

Por Tuper S/A  |  1 de março de 2024 às 09:14

O boleto é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, atrás somente do Pix. Apenas no ano de 2022, 7,7 bilhões de boletos foram processados no sistema da Federação Brasileira de Bancos -Febraban e, até agosto de 2023, o número já passava dos 5 bilhões. Sendo assim, com este volume de transações, o risco de fraudes também é grande. 

É preciso ficar atento, pois os documentos falsos são muito semelhantes aos originais. O modo mais comum da tentativa de golpe é o envio de boletos falsos por meio eletrônico (e-mail, SMS, WhatsApp) com links que direcionam para uma fatura adulterada. 

Saiba como se proteger seguindo algumas dicas e orientações

Caso você utilize o recurso de receber boletos por e-mail de outras empresas, siga algumas orientações para a sua segurança.

Verifique o remetente

Sempre confira o remetente do e-mail do envio do boleto. Certifique-se de que é de uma fonte confiável. Se tiver dúvidas, entre em contato com o emissor.

Caso o envio seja realizado por SMS, WhatsApp ou outra rede social ou plataforma digital, redobre os cuidados.

Confira os dados do boleto 

Antes de efetuar qualquer pagamento, confira cuidadosamente os detalhes do boleto, como número, valor e beneficiário (quem recebe). Qualquer não conformidade pode ser sinal de fraude.

Uma boa forma para que possa confirmar a autenticidade do boleto é verificar se os valores correspondem às notas fiscais emitidas.

Dicas extras:

Observe o assunto do e-mail. Assuntos como “Erro de pagamento”, “Segunda via por e-mail”, “Urgente – Boleto em Aberto”, “Valor complementar”, “Super desconto para quitar dívida”, “Liberação de crédito” ou similares podem ser indicação de golpe.

Boletos falsos geralmente possuem formatação diferente no campo do código de barras digitado, assim como no próprio layout do código.

IMPORTANTE: EVITE UTILIZAR WI-FI PÚBLICO PARA REALIZAR QUALQUER TRANSAÇÃO FINANCEIRA.

Como a Tuper procede

A Tuper não utiliza o recurso de envio de documentos de pagamento por e-mail. Para a segurança dos clientes e da empresa, mantém o Portal Financeiro Tuper, que pode ser acessado pelo site de modo bastante fácil ou pelo link https://portal.tuper.com.br/.

Mesmo assim, se houver dúvidas ou suspeitas sobre a autenticidade dos boletos, a recomendação é de que o cliente entre em contato com a Tuper pelo telefone 47 3631 4902 ou envie e-mail para cobranca.boletos@tuper.com.br

Fontes: Exame Invest | site da FEBRABAN

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina.. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos em conformidade com as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
As soluções em aço produzidas pela Tuper são tubos estruturais e industriais, tubos de condução, eletrodutos galvanizados, tubos para andaimes, tubos para caldeiras, condensadores e trocadores de calor, tubos trefilados, Line Pipe API 5L e Casing API 5CT, estacas tubulares com conexão rápida, coberturas metálicas em aço, perfis estruturais, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris, slitters, escapamentos aftermarket, sistemas de exaustão para montadoras, peças e componentes automotivos.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS