Aquecimento do catalisador: verifique outros componentes antes de substituir o conversor catalítico

Se a causa do aquecimento não for diagnosticada corretamente, o problema pode se repetir com a nova peça

Por Tuper S/A  |  4 de abril de 2023 às 11:35

A temperatura ideal para o perfeito funcionamento do catalisador automotivo deve permanecer na faixa entre 300° e 800°C. Acima desse patamar, começa a ocorrer o superaquecimento do componente, o que pode ocasionar o derretimento da cerâmica interna presente na peça. 

Isso prejudica o andamento das reações químicas responsáveis por filtrar os gases nocivos ao meio ambiente e, consequentemente, o desempenho do conversor catalítico.

É comum, em casos como esse, que a solução adotada seja simplesmente a substituição do catalisador. Porém, se a causa que originou o aquecimento não for diagnosticada corretamente, o problema pode se repetir com a nova peça e o proprietário do veículo poderá ter, novamente, que arcar com os custos do conserto.

Uma das principais causas do aquecimento excessivo é o contato da cerâmica com combustível não queimado. Quando uma mistura rica atinge a peça, pode ocorrer acúmulo de resíduos e entupimento de componentes, além da queima desse excedente fora da câmara de combustão, elevando a temperatura do conversor catalítico.

Para evitar que isso aconteça, é necessário ficar atento ao bom funcionamento de todas as partes do circuito anteriores à atuação do catalisador. Pode haver, por exemplo, acúmulo de resíduos de combustível nas colmeias do radiador, dificultando a passagem do ar e o resfriamento do conjunto, bem como o funcionamento adequado do sistema de ignição.

Também é importante verificar o ajuste das peças e a integridade de componentes como polias do virabrequim e correias dentadas, além da vedação do retentor de comando, para que o motor não funcione com frouxidão, vazamentos ou fissuras nesses componentes, o que pode alterar o desempenho da injeção eletrônica e, consequentemente, a composição ideal da mistura ar-combustível no catalisador.

Caso a alta temperatura cause danos ao catalisador e ele precise ser substituído, recomendamos que o veículo seja, então, encaminhado a uma oficina especializada para que seja identificada a causa do problema e que a peça de reposição tenha qualidade e procedência comprovada. 

Além disso, salientamos que a boa manutenção do veículo, com revisões de acordo com o plano previsto no manual, também é fundamental.

A Tuper possui uma extensa linha de produtos entre escapamentos, catalisadores, tubos automotivos, silenciosos e muitos outros. Todos com alto padrão de excelência em produção, referendado pelo mercado. Conheça nossos produtos clicando aqui.

Sobre a Tuper 
A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há mais de  50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, seguindo rigorosos padrões de qualidade. A empresa acompanha a evolução do mercado oferecendo ampla linha de produtos, de acordo com as especificações das mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS