Conheça as principais características e aplicações dos tubos de condução NBR 5580 e NBR 5590 fabricados pela Tuper

Fabricados de acordo com os melhores processos produtivos para atender com eficiência as diversas necessidades do mercado

Por Tuper S/A  |  3 de maio de 2023 às 09:01

Os tubos de condução são utilizados, de modo geral, para o transporte de água, óleo, gás, vapor e ar comprimido e outros fluidos não corrosivos, em instalações como galpões, prédios, estádios, aeroportos, shoppings, hospitais, indústrias, entre outros. Podem ser aplicados em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis.

Na Tuper, os tubos de condução são fabricados em aço-carbono, soldados e de acordo com as normas ABNT NBR 5580 e NBR 5590. Para os tubos que atendem as normas NBR 5580, classes leve, média e pesada, as opções de dimensão fornecidas são: de 1/2” a 6”. Para NBR 5590, SCH 5 a 80, Graus A e B, as opções de dimensão são de 1/2” a 12”.

São fabricados para atender com eficiência as diversas necessidades do mercado e às certificação compulsória do INMETRO, de acordo com os dispositivos legais vigentes para garantir segurança à vida e ao patrimônio.

As extremidades dos tubos de condução podem apresentar as seguintes características:

PONTAS COM GROOVED: os tubos com grooved são produzidos com extremidades ranhuradas por laminação (roll grooved), para utilização em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis, conferindo agilidade, facilidade e versatilidade na instalação e na manutenção.

Tubo com grooved

PONTAS LISAS/FACEADAS: com corte reto e sem rebarbas.

PONTAS BISELADAS: corte em ângulo com usinagem de arestas.

Tubos com pontas biseladas

PONTAS COM ROSCA: corte de rosca BSP ou NPT, de acordo com a norma do tubo. As roscas são protegidas com óleo anticorrosivo e tampa plástica.

Quanto aos acabamentos, as opções são:

PRETOS: tubos de aço-carbono fornecidos oleados.

Tubos pretos

GALVANIZADOS: tubos galvanizados por imersão a quente (a fogo) com posterior acabamento por sopro, para garantir uniformidade interna e externa do revestimento.

Tubos de condução galvanizados

PINTADOS: camada de tinta a pó (eletrostática), poliéster, epóxi (líquida) ou híbrido. Com a finalidade de proteção e identificação, os tubos são pintados de acordo com as normas que regulamentam a aplicação de cores nas tubulações. A preparação da superfície dos tubos é realizada utilizando jateamento abrasivo ou limpeza química e, após a aplicação do revestimento, são efetuadas inspeções de espessura, aderência e acabamento visual.

Tubos de condução pintados

As cores mais utilizadas no mercado são:

  • vermelho para redes contra incêndio;
  • amarelo para redes de gás;
  • azul para redes de ar comprimido;
  • verde para redes de condução de água potável.

Outras cores podem ser fornecidas por solicitação, de acordo com a necessidade de aplicação.

Para saber mais sobre tubos de condução, visite a página do produto ou faça download do catálogo. Também é possível fazer uma cotação do produto.

Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters. Saiba mais sobre a Tuper .

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS