Edição de 2024/2025 da Academia do Conhecimento Tuper tem início com aula inaugural

A iniciativa, implantada em 2010 tem como foco o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa com incentivo ao aperfeiçoamento das competências técnicas

Por Tuper S/A  |  26 de fevereiro de 2024 às 14:40
Aula Inaugural Academia do conhecimento Tuper

Contribuir de forma efetiva para a formação das pessoas tem sido um pilar fundamental para o crescimento da Tuper ao longo dos 53 anos de existência. Manter a combinação entre bem-estar e preparo técnico de quem atua na empresa é um compromisso diário. Por esse motivo, a companhia segue investindo fortemente em iniciativas que promovam o desenvolvimento das equipes de profissionais.

Programas de treinamento como a Academia de Liderança, o Programa Qualifica e a Academia do Conhecimento foram criados para garantir oportunidades de crescimento e para a qualificação e excelência aos quadros internos e, consequentemente, dos produtos fabricados pela Tuper. 

Com esse intuito, a edição de 2024 da Academia do Conhecimento Tuper teve início com uma aula inaugural.

Presenças e discursos marcaram a ocasião

O evento reuniu, em 21 de fevereiro, no auditório da Univille – campus de São Bento do Sul, a diretoria da empresa, professores, colaboradores e representantes da comunidade para a aula inaugural da nova edição.

Na ocasião, uma palestra com o tema “Inovação Industrial” foi ministrada pelo professor Sérgio Itamar, pós-graduado em gestão de projetos, especialista em gestão empresarial, com MBA em direção estratégica e mestre em administração, profissional com significativas contribuições e reconhecimentos, como a Comenda de Cavalheiro em Curitiba e o Prêmio Personalidade Empreendedora do Estado do Paraná.

Também estiveram presentes representantes das instituições de ensino parceiras SENAI, Univille, Unisociesc e Brisolla Tavares Consultoria e Assessoria em Gestão Industrial, Engenharia,  Manutenção, Ergonomia e Segurança do Trabalho.

Durante a cerimônia, fizeram uso da palavra o gerente de recursos humanos, Claudinir de Assis Cordeiro, a gestora executiva Mariane Rodrigues Habowsky Ronconi e o presidente e CEO da Tuper, Frank Bollmann. Em sua fala, destacou a importância da iniciativa para a transmissão do conhecimento e da experiência profissional para a manutenção dos processos produtivos da empresa. Também discorreu sobre a contribuição para o fortalecimento da indústria catarinense como exemplo de excelência.

O aluno Fabrício Zeithammer, formado pela edição anterior da academia e um dos contemplados com uma viagem internacional, também foi convidado a falar sobre sua experiência de participação no projeto. O evento, que teva duração aproximada de duas horas, conto com cerca de 177 pessoas presentes.

Uma trajetória de sucesso

A criação da Academia do Conhecimento, em 2010, foi inspirada em cursos de capacitação técnica, com o objetivo de unir conteúdo teórico à experiência prática. Desde então, resultados positivos estão sendo colhidos como, por exemplo, surgimento de novas lideranças, melhoria de processos fabris, assim como retenção de talentos e maior engajamento dos colaboradores no negócio da empresa. Até a última edição, a academia já formou 170 colaboradores. 

A turma de 2024/2025 terá 118 profissionais matriculados em quatro turmas. O conteúdo terá divisão de 35 módulos, sendo que, destes, 71% serão ministrados por instrutores que fazem parte do quadro de profissionais da Tuper. No total, serão 202 horas/aula. 

Como nas edições anteriores, haverá apresentação e avaliação dos temas que os alunos irão desenvolver durante o período do curso. As equipes vencedoras receberão uma viagem técnica internacional como premiação, além da aplicação do resultado dos projetos nas plantas industriais.

É importante ressaltar que a ação já recebeu distinções como  o prêmio Ser Humano 2014 / Gestão de Pessoas – Programa “Academia do Conhecimento Tuper” ABRH/SC e o prêmio A Indústria pela Educação 2014 – Programa “Academia do Conhecimento Tuper” – FIESC.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos abrange soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS