Entenda o que é a Agenda ESG e a importância para as empresas

O conceito vem se tornando pauta comum no meio corporativo e tende a se fortalecer cada vez mais acompanhando as demandas do público e as mudanças dos hábitos de consumo

Por Tuper S/A  |  15 de dezembro de 2023 às 15:11

A abordagem ESG engloba diretrizes de comportamento e práticas com foco em três pilares: ambiental, social e governança corporativa. Com crescente relevância na esfera mercadológica, esse conceito tem se convertido em um tema recorrente, ganhando força em resposta às expectativas do público, às mudanças nos padrões de consumo e às inovações empresariais.

Devido a essa crescente importância, as empresas estão procurando adotar medidas mais sustentáveis em suas operações, o que pode resultar em benefícios financeiros, competitivos e organizacionais.

Porém, é essencial compreender as melhores práticas e desenvolver uma estratégia sólida para evitar cair no greenwashing. O termo utilizado para descrever empresas que promovem uma imagem sustentável, mas não seguem práticas sustentáveis de fato.

Nesse contexto, é fundamental compreender o que é ESG, a relevância de sua agenda e os desafios inerentes à implementação de ações alinhadas com os três pilares.

Significado da sigla e a agenda ESG

A abreviação ESG, originada do inglês Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português significa Ambiente, Social e Governança. É um termo que abrange um conjunto de práticas elaboradas com o propósito de guiar as empresas em direção a ações mais sustentáveis.

Dentro desse cenário, o conceito se conecta às iniciativas de uma organização para adotar comportamentos de consumo mais conscientes e alcançar a sustentabilidade nos negócios.

A expressão surgiu pela primeira vez em um projeto liderado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004. Na ocasição, houve a participação de instituições financeiras de nove países, incluindo o Brasil.

Na ocasião, a publicação intitulada “Who Cares Wins” foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer diretrizes para que as empresas pudessem aprimorar a incorporação de questões ambientais, sociais e de governança.

Desde então, esses temas têm ganhado relevância significativa no âmbito corporativo e na elaboração de estratégias das companhias.

Práticas cobertas pela agenda ESG

As práticas presentes na agenda ESG são os pilares do conceito: ambiente, social e governança. Dentro desses pilares, existem atitudes que as empresas podem adotar para alinhar suas operações aos objetivos sustentáveis, assim como para acompanhar o desempenho. É possível monitorar os indicadores ESG com a coleta de dados e mensurar os resultados por meio da análise de informações coletadas. 

A mensuração desses indicativos operacionais apontam o comprometimento com as pautas de sustentabilidade , assim como o sucesso das ações aplicadas.

Criar uma agenda ESG significa definir os passos necessários para alcançar a sustentabilidade empresarial, um requisito cada vez mais relevante no mercado.

A Tuper caminha de encontro às propostas da agenda ESG realizando uma série de ações. Mantém programas relacionados à sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia limpa nas unidades fabris, Atitudes Tuper, Carbono Zero, reaproveitamento de resíduos, coleta seletiva, entre muitos outros. Além disso, implementa iniciativas direcionadas à inclusão, diversidade, convívio com a comunidade, ouvidoria e apoio a causas sociais e entidades filantrópicas. 

A Tuper mantém  diversas políticas internas que apoiam a Agenda ESG. Você pode conhecer as ações no site da empresa, acessando os links da página de sustentabilidade e do programa de integridade.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina.. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos em conformidade com as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
As soluções em aço produzidas pela Tuper são tubos estruturais e industriais, tubos de condução, eletrodutos galvanizados, tubos para andaimes, tubos para caldeiras, condensadores e trocadores de calor, tubos trefilados, Line Pipe API 5L e Casing API 5CT. Também fabrica, estacas tubulares com conexão rápida, coberturas metálicas em aço, perfis estruturais, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris, slitters, escapamentos aftermarket, sistemas de exaustão para montadoras, peças e componentes automotivos.
A trajetória da Tuper é marcada por determinação, ousadia para criar soluções inovadoras e compromisso de oferecer produtos com excelência para todos os segmentos a que atende.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS