Mês de janeiro é marco para no crescimento do setor de energia solar no Brasil

Energia solar avança em janeiro e chega a 16,8% da matriz elétrica do país

Por Tuper S/A  |  19 de fevereiro de 2024 às 16:44
Soluções Tuper para estruturas fotovoltaicas

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar atingiu 38 gigawatts (GW) de potência instalada em janeiro. O número considera as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia (geração distribuída) em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 16,8% da matriz elétrica do Brasil. Em menos de um mês, portanto, a fonte fotovoltaica somou mais de 1 GW adicionado no território brasileiro.

A geração distribuída de energia soma 26,3 GW de potência instalada. Já no segmento de geração centralizada, o Brasil possui cerca de 11,7 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte.

Os números do setor no cenário brasileiro

O levantamento apresentado pela entidade apontou que, de 2012 a 2023, os investimentos em sistemas solares fotovoltaicos somaram cerca de R$ 130,7 bilhões. Ao todo, houve a geração de cerca de 780,1 mil empregos no período.

Ainda segundo a entidade, o Brasil conta atualmente com, aproximadamente, 2,3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Sustentabilidade e descarbonização

De fato, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, a fonte é atualmente um dos principais vetores para acelerar a descarbonização do Brasil. Além disso, pode  auxiliar o país a se posicionar como importante protagonista da transição energética para uma sociedade mais sustentável.

Em entrevista à Exame, Koloszuk declarou que “com a combinação de tecnologias, como o armazenamento de energia elétrica e o hidrogênio verde, o Brasil pode, em pouco tempo, impulsionar seu desenvolvimento sustentável, com a geração de milhares de novos empregos verdes, trazendo mais renda para os trabalhadores e mais oportunidades para a nossa população”.

Soluções em aço Tuper para estruturas fotovoltaicas

A Tuper atende ao mercado de energia solar com soluções em aço para aplicação em diversos tipos de projetos, como o fornecimento de componentes, como perfis, tubos e conjuntos soldado, para estruturas de solo fixas ou em trackers, tanto na geração centralizada quanto na geração distribuída. Podem ser utilizados, portanto, em carports, sistemas agrivoltaicos e em pequenas, médias e grandes usinas solares, entre outras estruturas.

Todos os tubos, perfis, peças e sistemas customizados Tuper estão disponíveis ao mercado em aço galvanizado a fogo e pré-galvanizado.

As especificações técnicas dos tubos e perfis  são adequadas para cada tipo de aplicação, tendo como resultado a otimização do desempenho.

Os tubosTambém podem receber furação (em linha)  de acordo com o projeto. Além disso, todos os produtos podem ter outros serviços agregados como, por exemplo, cortes a laser. Os recursos ampliam as possibilidades de aplicação e facilitam a elaboração e a realização dos mais diversos tipos de projetos.

Para conhecer as soluções em aço Tuper para o setor fotovoltaico, faça o download do catálogo.

Consulte nossos profissionais e traga seu projeto para a Tuper – faça uma cotação.

Fontes: Exame (seção Energia, Óleo & Gás) | Infomet edição 06/02/2024) | Relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina.. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos em conformidade com as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
As soluções em aço produzidas pela Tuper são tubos estruturais e industriais, tubos de condução, eletrodutos galvanizados, tubos para andaimes, tubos para caldeiras, condensadores e trocadores de calor, tubos trefilados, Line Pipe API 5L e Casing API 5CT, estacas tubulares com conexão rápida, coberturas metálicas em aço, perfis estruturais, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris, slitters, escapamentos aftermarket, sistemas de exaustão para montadoras, peças e componentes automotivos.
A trajetória da Tuper é marcada por muita determinação, pela ousadia para criar soluções inovadoras e pelo compromisso de oferecer produtos com excelência para todos os segmentos a que atende.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS