Saiba porque a Laje Mista Nervurada Tuper é a melhor escolha para o seu projeto

Sistema composto por vigotas metálicas fabricadas com aço estrutural de alto desempenho, elemento de enchimento (EPS) e concreto moldado in loco, garante a resistência necessária para estruturar a edificação com segurança e praticidade

Por Tuper S/A  |  8 de dezembro de 2023 às 09:22
Lajes Mistas Nervuradas Tuper

A laje mista de aço e concreto, também conhecida como laje fôrma de aço incorporado, é aquela em que o concreto, em conjunto com a fôrma de aço, trabalha estruturalmente. Normalmente com espessuras variando entre 0,65 mm, 0,80 mm e 1,25 mm, age como armadura de tração da laje. 

Na fase final, antes do concreto atingir 75% da resistência à compressão requerida, a fôrma de aço resiste isoladamente às ações permanentes e à sobrecarga da construção.

Assim sendo, a laje nervurada é um sistema que se sobressai pelo fato de ser prática, econômica e racionalizar não apenas matéria-prima como também a mão de obra. Em síntese, é mais competitiva em estruturas de vãos médios a elevados, garantindo mais rapidez na execução e redução do peso total da estrutura.

Lajes Mistas Nervuradas Tuper

O sistema de Lajes Mistas Nervuradas Tuper é composto basicamente por vigotas metálicas em aço estrutural galvanizado de alto desempenho, elementos de enchimento, armadura de distribuição e concreto moldado in loco.

Oferece vantagens como resistência, praticidade, agilidade no processo de montagem, economia no uso de escoramentos e redução da mão de obra nos prazos de execução da fase estrutural.

Sobre as vigotas metálicas Tuper

As vigotas são fabricadas com chapas de aço estrutural ZAR 345 pelo processo de imersão a quente. As espessuras são de 0,65 mm, 0,80 mm e 1,25 mm, fornecidas no revestimento Z275 (275 g/m² de revestimento depositado em ambas as faces) que atendam aos requisitos da NBR 7800 (chapas e bobinas de aço revestidas com zinco).

Durante o período de montagem e concretagem, atuam como fôrma metálica, resistindo ao peso próprio e às cargas de trabalho. 

Após a cura, as vigotas metálicas se incorporam ao concreto devido às saliências (mossas) que contém, aumentando a resistência ao cisalhamento longitudinal na interface dos materiais e, por fim, formam um sistema misto que, na maioria das vezes, dispensa a armadura positiva adicional.

EPS como elemento de enchimento

O poliestireno expandido (EPS) é uma matéria-prima derivada do petróleo, atóxico e 100% reciclável. Leve e resistente, dá origem a produtos mais econômicos, seguros, de fácil manuseio e com a possibilidade de produção sob medida, de acordo com a necessidade decada projeto.

É utilizado sem função estrutural para atribuir a forma nervurada às lajes, sem acréscimo significativo de peso à estrutura. Os enchimentos também agregam variabilidade geométrica às lajes, possibilitando principalmente a alteração de modelos em unidirecional ou bidirecional, das medidas do entre-eixo e da altura final da laje.

A Tuper oferece soluções em EPS de acordo com a NBR 11752. O tipo de material de enchimento utilizado depende da necessidade e da altura final da laje, geralmente fornecidas nas densidades T1F, T2F e T3F.

Vantagens – 10 motivos para escolher as Lajes Mistas Nervuradas Tuper

  • Representa 20% do peso das tradicionais vigotas pré-fabricadas treliçadas
  • Possibilita a execução de lajes uni e bidirecionais
  • Redução de mais de 40% da mão de obra na montagem da laje
  • Redução de 30% do peso em relação às lajes maciças
  • Otimização do espaço de estoque na obra
  • Praticidade e agilidade no processo de montagem
  • Fabricação seriada idêntica, evitando recorte na obra – entrega conforme cronograma
  • Economia no uso de escoramento
  • Facilidade na passagem de dutos e instalações
  • Disponível em softwares de projetos estruturais

A aplicação pode ser realizada em todos os sistemas construtivos: concreto armado, estrutura metálica, estrutura pré-moldada, alvenaria estrutural, assim como em painel monolítico e modelo construtivo ICF (Insulating Concrete Forms).

Além disso, a Tuper disponibiliza, com exclusividade, o pino pendural. Trata-se de um grampo de sustentação em estrutura monobloco. Este gancho tem encaixe sob pressão em perfis estruturais incorporados a lajes e transpassado por cabos de sustentação dos revestimentos e acessórios em geral.

Desse modo, possibilita, de forma extremamente prática e segura, a otimização no conjunto de procedimentos manuais. Cada pino tem resistência de 35 Kg de tração.

pino pendural

Para saber mais sobre os detalhes deste produto e conhecer as informações técnicas, de preenchimento, instalação e aplicações, baixe o catálogo na página de downloads.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.   
Nos  setores da construção civil e de infraestrutura, a empresa atua com estacas tubulares com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos, galvanizados e pintados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS