Tuper investe em iniciativas para a gestão sustentável e a preservação do meio ambiente

Gestão sustentável e responsabilidade ambiental são pontos de atenção para a empresa

Por Tuper S/A  |  12 de junho de 2023 às 15:44
Tuper e sustentabilidade

Junho é um mês dedicado, especialmente, ao meio ambiente, já que o dia 1º marca o início da Semana do Meio Ambiente e são comemorados o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06) e, no dia 5, o Dia da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a Tuper, uma das maiores processadoras de aço da América Latina, com capacidade produtiva de mais de oitocentas mil toneladas de aço por ano, sustentabilidade e responsabilidade ambiental são pontos de extrema atenção.

A criação de uma cultura ambiental corporativa é permanentemente nutrida por ações para promoção da educação ambiental tanto para colaboradores como para a comunidade,  medidas como a troca de iluminação no parque industrial por uma opção mais sustentável, o incentivo à coleta seletiva, a adoção das melhores práticas de gestão ambiental, o envio de DDSMS (Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde) aos colaboradores abordando assuntos relevantes ao tema, entre outras. 

A empresa possui certificação ISO 14001 desde 2004, utiliza 100% de energia consumida proveniente de fontes limpas adquiridas via mercado livre de energia, realiza a gestão da emissão de gases de efeito estufa, é classificada como empresa aterro zero, mantém cisterna com capacidade de armazenamento de 750 mil litros de águas pluviais desde 2005 para utilização nos processos produtivos e conta com uma estação de tratamento de efluentes desde o ano de 2006, implantou programas de monitoramento de qualidade do ar, emissões atmosféricas, de solo e água subterrânea e na superfície e implementou programas internos e externos para educação ambiental.

Conheça algumas ações e projetos da Tuper voltados para o desenvolvimento socioambiental:

Gestão de Carbono

Projeto que  visa promover a cultura corporativa de mensuração, publicação e gestão voluntária das emissões de GEE. O projeto envolve a elaboração e publicação de inventário de emissões (fase de diagnóstico), a definição de metas e a implantação de ações para a redução das emissões e adesão de ações de compensação. O objetivo é o de se tornar uma empresa zero carbono

Aterro Zero

O início do projeto ocorreu em janeiro de 2022 com o desenvolvimento de várias frentes de trabalho para a redução da geração de resíduos e eliminação de envio para o aterro industrial, buscando novas alternativas de tratamento e reaproveitamento. Em maio de 2022 a empresa tornou-se aterro zero.

Programa Atitudes Tuper

Este programa visa propagar uma cultura de atitudes sustentáveis no ambiente corporativo utilizando cada colaborador como um multiplicador a partir da promoção de ações internas a fim de provocar um sentido de pertencimento que leva à mudança de atitude. Cada colaborador torna-se protagonista do projeto por meio das atitudes diárias.

Distribuição de Mudas de Árvores

No mês de setembro, em comemoração ao dia da árvore, a empresa realiza a distribuição de mudas de árvores para colaboradores e comunidade. A ação envolve, ainda, a coleta de tampinhas plásticas que são trocadas pelas mudas e que são, posteriormente, doadas para um projeto social municipal que visa custear a castração de animais de rua.

Ecoponto 

Em frente à unidade do bairro Brasília, em São Bento do Sul, a empresa disponibilizou para uso da comunidade um  ecoponto para coleta de resíduos e eletrônicos para posterior encaminhamento para reciclagem. O material coletado é doado a uma cooperativa local para auxílio à renda das famílias cooperativadas.

Ecoponto Tuper

Desafio Ecológico Tuper

A primeira edição do Desafio Ecológico, marcando a Semana do Meio Ambiente do ano de 2021, foi realizada de forma virtual devido à pandemia de Covid-19. Utilizando um aplicativo, os participantes percorreram trajetos por diversos ecossistemas em percurso individual utilizando bicicletas. Também foram realizadas coleta de alimentos não perecíveis e distribuição de brindes em material reciclável. 

Reciclagem por Ração

Ações de incentivo para o correto descarte de resíduos nas unidades industriais tornou possível que onze toneladas de materiais recicláveis fossem convertidas em mais de uma tonelada de ração para doação a entidades da região que abrigam animais resgatados.

Campanha Interna “O que eu faço pelo futuro do planeta?”

O projeto estimula tem como objetivo incentivar que os colaboradores enviem sugestões e dicas de atitudes sustentáveis para que sejam compartilhadas com os demais, de modo a multiplicar as ações do dia a dia para que o resultado possa ser maximizado.

A Tuper também participa de ações de incentivo, como apoio ao plantio de milhares de árvores nativas, a doação de uma área de 40 mil metros quadrados de área de preservação de Mata Atlântica para preservação e estudos aplicados, de apoio à criação do Consórcio Intermunicipal do Quiriri (1995) e ao CEPA – Rugendas (Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais) no ano de 2000, além de ações para manutenção de proteção e monitoramento da fauna e da flora em áreas protegidas. A empresa acredita que a gestão responsável e a educação ambiental trará benefícios e inspiração para que as futuras gerações mantenham esse legado.

Para saber mais sobre, acesse a página de sustentabilidade em nosso site.

Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, lambris e slitters. Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS