Tuper traz para feira a tecnologia inovadora das Estacas Tubulares com Conexão Rápida

Sistema exclusivo estará no estande da 13ª edição da Concrete Show

Por Tuper S/A  |  29 de julho de 2022 às 14:56

Quem visitar o estande da Tuper durante a Concrete Show 2022 vai poder conferir – de perto e em realidade aumentada – a tecnologia inovadora das Estacas Tubulares com Conexão Rápida direto no celular. Através da leitura de um QR Code disponível durante o evento, um aplicativo possibilita a interação virtual do público com o sistema exclusivo de encaixe que permite o acoplamento das estruturas tubulares sem a necessidade de solda.

Como o novo sistema funciona?
No campo de obras, uma das extremidades do tubo recebe uma peça desenvolvida para facilitar o encaixe da estrutura subsequente. O tubo seguinte é posicionado e alinhado, com a acoplagem se dando por meio da prensagem da peça conectora contra a extremidade do tubo, aproveitando a própria força aplicada pelo martelo bate-estaca.

O encaixe é garantido tanto pelo atrito gerado na acoplagem quanto pela pressão de contato ponta-ponta dos tubos conectados. Para aumentar a capacidade de carga, a estrutura ainda pode ser preenchida com concreto e receber armadura interna.

Inácio Kotovicz, engenheiro de aplicação de produtos da Tuper, ressalta que “a conexão rápida foi projetada para atender diversas espessuras em um mesmo diâmetro de tubo e que pode receber reforço por barras internas para solicitações de tração e compressão. A aplicação é prática, segura, pode aumentar em até 100% a velocidade de execução e quando associada ao concreto reduzir em até 50% a quantidade de aço empregada, o que torna essa solução ainda mais inovadora e atrativa comercialmente”.

Como principais benefícios da utilização das Estacas Tubulares com Conexão Rápida, podemos citar:

Aumento de produtividade de cravação: a redução no tempo de emenda está diretamente ligada ao aumento de produtividade, que pode ser incrementado em até duas vezes.

Redução de equipe no processo de cravação: com a adoção do novo sistema acoplagem e cravação das estacas tubulares, apenas duas pessoas são necessárias durante o processo.

Possibilidade de utilização de sistema geotérmico: a estaca tubular facilita a implantação do sistema, convertendo as estacas em fundações trocadoras de calor que permitem o aproveitamento da energia geotérmica superficial disponível no solo. Essa tecnologia possibilita a redução do consumo de energia para a climatização do ambiente e para o aquecimento de água.

Resistência de ponta: a cravação feita com a ponta da estaca fechada gera uma maior área de contato, reduzindo a tensão de ponta e permitindo a utilização de maior carga.

Maior suporte de cargas: conforme as necessidades do projeto, as estacas podem ser preenchidas com concreto. Esse procedimento garante um ganho de resistência estrutural que parte de 50% (para estacas com diâmetro de 244 m) e pode chegar a 100% (para espessuras de 339 mm e 6,35 mm).

Momento de inércia simétrico: o formato do tubo gera boa resistência a flexão e ao prumo de cravação da estaca, além de eliminar risco de troca dos eixos de maior e menor inércia das estacas.

Permite operação em dias chuvosos: com a eliminação do processo de solda, o trabalho de cravação e acoplagem pode ocorrer em dias de chuva.

Aplicação em diversas profundidades e tipos de solo: devido a grande resistência de cravação, o tubo é capaz de atravessar solos compactos e atingir grandes profundidades, garantindo o apoio da estaca nas camadas mais resistentes do terreno.

Segurança na emenda da estaca: o exclusivo sistema de emenda por conexão rápida garante a eficácia da ligação através da centralização do eixo, alto atrito e contato direto da ponta dos elementos. Não está sujeito a quebras.

Conheça as aplicações das Estacas Tubulares com Conexão Rápida
Com grande potencial de utilização em obras de diversas modalidades e portes, desde pontes a prédios residenciais, as Estacas Tubulares com Conexão Rápida Tuper, com exclusivo sistema de emenda, se destacam pela grande capacidade de carga estrutural e geotécnica, pela alta velocidade de execução e por serem aplicáveis a todos aos mais variados tipos de solo.
A Tuper estará presente na 13º Edição da Concrete Show com lançamentos e produtos já tradicionais para o setor da construção civil, inclusive com o exclusivo sistema de Estacas Tubulares com Conexão Rápida.

Para ver de perto, faça sua inscrição pelo site https://www.concreteshow.com.br/pt/visitar.html

Concrete Show – 13ª Edição – 2022
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Data: de 09/08 a 11/08
Estande Tuper: A50

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, estacas, lambris, andaimes, EPS e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS