Uso de cores na tubulação industrial: conheça as regras

As cores sinalizam a aplicação da tubulação e auxiliam na prevenção de acidentes

Por Tuper S/A  |  18 de novembro de 2022 às 14:58

Você já deve ter observado que as tubulações industriais apresentam cores como vermelho, amarelo, azul, verde, entre outras. Mas, você sabe o que significam essas cores e qual é a utilidade da utilização?

A principal razão é a segurança. A padronização das tubulações com uso de cores deve ser aplicada em locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando canalizações para a condução de líquidos ou gases e como alerta contra riscos. 

No caso das tubulações, a NBR 6493 (NB54) de 10/1994 – Emprego de cores para identificação de tubulações, determina condições para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos para identificação e prevenção de acidentes. A sinalização, normalmente, é complementada por recursos de sinalização para identificação de substâncias perigosas, rotulagem preventiva e distribuição de equipamentos de proteção.

Sistema de cores e significados

O padrão adotado é o sistema de cores de Munsell, criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX e usado ainda hoje nas áreas de engenharia elétrica, engenharia ambiental, agronomia e diversos setores da indústria obedecendo códigos pré-estabelecidos em tabela para padronização.

Vermelho – Tubulação do sistema de combate à incêndios
Cor utilizada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndios.

Amarelo – Gases não liquefeitos
A utilização desta cor é indicada para identificar as tubulações de gases não liquefeitos, como o GLP, por exemplo.

Azul – Ar comprimido
A cor azul indica que a tubulação é pressurizada por ar comprimido. Desde a saída do compressor, passando pela derivação na parte interna da unidade fabril até a máquina que recebe a automação pneumática, todos os tubos devem ser demarcados com esta cor.

Verde – Água 
A cor verde é utilizada para identificar as tubulações condutoras de água para o processo industrial.

Há outras cores empregadas em instalações industriais como, por exemplo:
Cinza claro para vácuo
Cinza escuro para eletrodutos
Branco para vapor
Laranja para ácidos
Marrom para materiais fragmentados, minério e petróleo bruto
Preto para inflamáveis e óleos de alta viscosidade
Lilás para lixívia, álcalis e soda cáustica

Tubos pintados Tuper prontos para todas as instalações

Na Tuper, os tubos de condução NBR5580 e NBR5590 são preparados para fluidos, água, gás, ar comprimido, óleo e vapor, de acordo com os dispositivos legais vigentes e rígidas normas de segurança. Podem apresentar pontas lisas, biseladas, com rosca ou com grooved, em acabamento natural preto e oleado, galvanizados por imersão a quente e/ou pintados. Os tubos pintados podem receber uma camada de tinta em pó (eletrostática), poliéster, epóxi (líquida) ou tratamento híbrido, além de receber cores de acordo com as normas que regulamentam a aplicação.

A preparação da superfície é realizada por meio de jateamento abrasivo ou limpeza química e, após a aplicação do revestimento, são efetuadas inspeções de espessura, aderência e acabamento visual do revestimento aplicado para garantir funcionalidade e qualidade do produto.

Para saber mais sobre os tubos de condução Tuper com especificações e aplicações, faça o download do catálogo clicando aqui.

Fonte: NBR 6493 – norma para cores de tubulações industriais

Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris, slitters e tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS