Grooved em tubos de condução de aço-carbono – conheça as características e aplicações

Processo torna instalação e manuseio mais fáceis do que os sistemas de rosca ou solda

Por Tuper S/A  |  16 de dezembro de 2022 às 10:02

Os tubos ranhurados (ou tubos grooved) são os que apresentam uma espécie de canaleta nas extremidades. Dessa forma, cria-se um sistema de união mais moderno e de instalação fácil e prática, o que diferencia este método de outros tipos de junção.

Há dois processos de produção para grooved em tubos de aço: laminação e usinagem. Na laminação, são utilizadas matrizes que produzem atrito na superfície do material, até que seja criado o relevo ou o declive no aço. De forma simplificada, forma-se uma espécie de canaleta que terá o objetivo de encaixe das vedações, acoplamentos  ou modos de fixação a outro tubo.

Em tubos de dimensões maiores, o processo para a produção do grooved é a usinagem, que retira aço do tubo criando essa ranhura para possibilitar o acoplamento.

Na Tuper, o grooved é aplicado nos tubos ABNT NBR 5580 e NBR 5590, classificados como tubos de condução.

Vantagens

A principal vantagem do sistema grooved é a facilidade, tanto para a instalação quanto para a manutenção, visto que a montagem não necessita de rosqueamento ou de solda.

Estes tubos são perfeitos para redes de combate a incêndios, além de diversas outras aplicações de acordo com as indicações de projeto. Têm grande aceitação no mercado justamente em função de fatores como facilidade  e segurança.

Na Tuper, os tubos de condução com grooved são produzidos atendendo a rígidos processos de fabricação e normas de segurança para garantir qualidade, perfeita performance e excelente custo benefício.

Para conhecer as especificações técnicas, características e aplicações, visite nosso site em Mercados e Produtos e veja os catálogos na seção de Downloads.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, estacas, lambris, andaimes e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS