Saiba o que é aço-carbono e quais são as aplicações para esta matéria-prima

Presente em muitos itens do dia a dia, o aço carbono apresenta grande resistência e versatilidade

Por Tuper S/A  |  3 de novembro de 2022 às 07:53

Liga metálica amplamente empregada industrialmente e na construção civil, o aço-carbono é resultado da combinação dos elementos ferro e carbono. É utilizado em diversos segmentos, como na indústria automotiva, de eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar, na construção civil, na arquitetura, na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, entre outros.

O aço-carbono oferece diversos tipos de aplicações e de graus de resistência, de acordo com as combinações de ferro e carbono. De acordo com o acabamento e a formatação, é bastante popular e de grande aplicabilidade devido à vasta gama de possibilidades de aplicação, uma vez que conta com propriedades mecânicas que variam de acordo com o material e suas composições.

Tecnicamente, o que é aço-carbono?

Por definição, o aço-carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. O ferro gusa, produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário em altas temperaturas, é a base utilizada para criar diversos tipos de aço.

Conheça os tipos de aço-carbono

Existem diversos elementos que garantem ao ferro a dureza necessária. O carbono é o principal elemento endurecedor. Manganês, silício e o fósforo também regulam o nível de resistência do aço. A quantidade de carbono define a classificação em baixo, médio e alto, cada um com características e aplicações próprias. 

Confira:

Baixo carbono (até 0,30% de carbono) – este tipo de aço-carbono possui baixa resistência e alta tenacidade e ductilidade, porém, é usinável e soldável.  

Médio carbono (de 0,30% a 0,60%) – possui maior resistência para tratamento térmico, além de dureza e menor tenacidade e ductilidade em relação ao baixo carbono. O médio carbono possui uma boa temperabilidade em água.

Alto carbono  (acima de 0,60%) – tipo de maior resistência ao desgaste e dureza. No entanto, possui menor ductilidade quando comparado aos demais. Geralmente, é utilizado temperado ou revenido, com boas propriedades de manutenção de um bom fio de corte. 

Aço-carbono pode oxidar?

Em comparação ao aço inoxidável, o aço-carbono possui menor resistência à corrosão. No entanto, a depender da concentração de carbono, a resistência à oxidação se eleva. 

  • Principais aplicações do aço-carbono:
  • Uso industrial e comercial;
  • Produção de tubos de aço;
  • Construção civil;
  • Rodas e equipamentos ferroviários;
  • Engrenagens para peças de máquinas que necessitam de alta resistência mecânica;
  • Matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea;
  • Equipamentos de ginástica;
  • Brinquedos;
  • Elementos de arquitetura como corrimões de escada, guarda-corpo, estruturas para teto, etc;
  • Utilização na indústria automotiva para veículos leves e pesados;
  • Na fabricação de itens para equipamentos e veículos agrícolas;
  • Estruturas metálicas, estandes, usinagens e serralheria;
  • Equipamentos hospitalares, entre outros.

Classificação dos aços-carbono

O sistema de classificação mais adotado na prática é o SAE-AISI, no qual o aço-carbono utiliza o grupo 1xxx, classificado como:

  • 10xx: aço-carbono comum 
  • 11xx: ressulfurado
  • 12xx: ressulfurado e refosforado
  • 13xx: contém cerca de 1,75% de Manganês
  • 14xx: contém concentração de Nióbio
  • 15xx: aço-carbono com alto teor de Manganês

Entre as propriedades, podemos citar a dureza relativa, resistência que aumenta de acordo com o teor de carbono, ductilidade que diminui de acordo com o teor de carbono, a capacidade de suportar altas temperaturas e pressão e a possibilidade de utilização em instalações elétricas.

Entre os benefícios, é possível destacar o ótimo custo/benefício, as diversidade de aplicabilidades, a alta resistência e durabilidade, a versatilidade e a alta soldabilidade. Isso torna a matéria-prima totalmente compatível com a fabricação de tubos para os mais diversos segmentos industriais, por exemplo.

A Tuper utiliza o aço-carbono como matéria-prima para produtos aplicados em diversos segmentos, oferecendo itens desenvolvidos com tecnologia e excelência para atender a demandas distintas de cada setor. São produtos que fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas, que estão em automóveis e outros veículos, nas construções, nas instalações industriais, em grandes obras e em muitos outros lugares.

Saiba mais sobre os segmentos de atuação e conheça em detalhes os produtos Tuper acessando a página Mercados e Produtos deste site.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, escoras, andaimes, slitters e tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS