Tubos de Condução NBR 5580 e NBR 5590: conheça as principais características destas linhas de produtos

Fabricados em aço-carbono, são utilizados para condução de fluidos não corrosivos de acordo com as atribuições de utilização regulamentadas

Por Tuper S/A  |  4 de dezembro de 2023 às 15:35
Tubos de Condução Tuper

Os tubos de condução, como o próprio nome sugere, servem para conduzir fluidos não corrosivos como água, gás, ar comprimido, óleo e vapor.

Na Tuper, podem ser fabricados com acabamento preto, galvanizado ou pintado e com extremidades lisas, biseladas, ranhuradas (para acoplamento mecânico grooved) ou com rosca em diversos diâmetros e espessuras.

A fabricação é com solda longitudinal, através do processo HFIW – High Frequency Induction Welding, e fornecidos pela Tuper com dimensões de ½” até 12”.

Os tubos de condução Tuper obedecem à certificação compulsória legal do INMETRO para garantir segurança à vida e ao patrimônio.

Tipos de acabamento oferecidos pela Tuper para os Tubos de Condução NBR 5580 E NBR 5590:

PRETOS: tubos de aço-carbono preto.
GALVANIZADOS: tubos galvanizados por imersão a quente (a fogo) com posterior acabamento por sopro para garantir uniformidade interna e externa de camada.
PINTADOS: com aplicação de camada de tinta a pó (eletrostática), poliéster, epóxi (líquida) ou híbrida. Os objetivos são proteção e identificação, pois os tubos recebem pintura de acordo com as normas que regulamentam a aplicação de cores nas tubulações. A preparação da superfície dos tubos acontece por jateamento abrasivo ou limpeza química e, após a aplicação do revestimento, ocorrem as inspeções de espessura, aderência e acabamento visual.
As cores mais utilizadas no mercado, são:

  • Vermelho: redes contra incêndio
  • Amarelo: redes de gás
  • Azul: redes de ar comprimido
  • Verde: redes de condução de água potável
    Porém, podem ser solicitadas outras cores de acordo com a necessidade da aplicação.

Tipos de extremidade para atender a diferentes projetos

As extremidades dos tubos de condução podem apresentar as seguintes características, de acordo com as aplicações de uso:
COM GROOVED: possuem extremidades ranhuradas por laminação (roll grooved) para utilização em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis, conferindo agilidade, facilidade e versatilidade na instalação e na manutenção.
LISAS/FACEADAS: com corte reto e sem rebarbas.
BISELADAS: corte em ângulo com usinagem de arestas.
COM ROSCA: rosca BSP ou NPT, de acordo com a norma do tubo. As roscas são protegidas com óleo anticorrosivo e recebem tampa plástica.

Tubos com Grooved

O que determinam as normas regulamentadoras?

A Norma NBR 5580 estabelece os requisitos exigíveis para a fabricação e fornecimento de tubos de aço-carbono, com ou sem solda longitudinal, com ou sem revestimento protetor de zinco, para a condução de água, gás, vapor e outros fluidos não corrosivos.

A Norma NBR 5590 estabelece os requisitos exigíveis para a fabricação e fornecimento de tubos de aço-carbono, com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados, para condução de fluidos não corrosivos sob pressão e aplicações mecânicas, sendo também aceitável para uso comum em linhas de vapor, água, gás e ar comprimido.

Saiba mais sobre os Tubos de Condução Tuper baixando o catálogo do produto na página de downloads do nosso site.

Sobre a Tuper

Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
Nos setores da construção civil e de infraestrutura, a empresa atua com estacas tubulares com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos, galvanizados e pintados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS