Tubos Galvanizados Tuper – características, vantagens e aplicações

O processo de galvanização protege os tubos de aço contra a corrosão

Por Tuper S/A  |  1 de junho de 2023 às 10:00
Tubos Galvanizados Tuper

Entre a variedade de tubos de aço-carbono oferecida pelo mercado estão os tubos galvanizados, que têm como característica a grande resistência à corrosão, possível devido ao processo de galvanização a fogo a que o produto é submetido.

A galvanização a fogo consiste em aplicar uma camada protetiva sobre a superfície metálica por meio da imersão do aço em um banho contendo zinco fundido. O objetivo é proteger os tubos de aço contra a corrosão, aumentando a vida útil do produto e proporcionando melhor acabamento. Na prática, a oxidação atinge a camada de zinco, preservando a estrutura de aço. Por essas características, os tubos galvanizados são uma ótima opção para utilização em redes de condução de fluidos, de cabos elétricos e na construção de estruturas metálicas.

Na Tuper, os tubos galvanizados, tanto estruturais como de condução, atendem a rigorosos padrões de fabricação de acordo com critérios estabelecidos por normas técnicas.

Os tubos que atendem a ABNT NBR 5580 recebem uma camada de zinco de 400 g/m², enquanto os tubos que atendem à ABNT NBR 5590 apresentam uma camada de proteção superior, com 550  g/m². Ambos são destinados para a condução de fluidos não corrosivos aplicados em tubulações de água, gás, ar comprimido, óleo e vapor.

Tubos Galvanizados Tuper

As extremidades dos tubos de condução podem ser lisas, biseladas, com grooved ou com rosca – BSP ou NPT – de acordo com a norma do tubo. As extremidades com rosca são, ainda, protegidas com óleo anticorrosivo e recebem tampa protetora plástica.

Os tubos com as normas ABNT NBR 5597 e NBR 5598, que atendem os requisitos para eletrodutos rígidos galvanizados e são utilizados para a para passagem de fios e cabos elétricos, recebem revestimento de 300 g/m² de camada de zinco, adequado às especificações técnicas de aplicação da norma reguladora.

Eletrodutos Galvanizados Tuper

A norma ABNT NBR 8261 regulamenta tubos para usos estruturais. Estes tubos recebem uma camada de zinco de 300g/m² de revestimento, indicados para aplicação na construção civil em estruturas metálicas, andaimes, colunas, estacas de fundação, segmento da energia fotovoltaica, entre outros, e para utilização em diversos segmentos de mercado, como automotivo, agronegócio e indústria em geral.

Tubos Estruturais Tuper

Diferenciais Tuper

Com uma das linhas de produção mais modernas da América do Sul, a Tuper foi uma das primeiras empresas do Brasil a realizar, a partir do ano de 2010, a galvanização a fogo com ciclo contínuo. Isso significa que, diferente do método de escorrimento, o processo de galvanização dos tubos Tuper é realizado a sopro, de forma contínua, com controle das camadas interna e externa, tornando a camada totalmente uniforme. 
Também é incluída a impressão normativa para rastreamento com as informações de fabricação.

Para saber mais sobre os tubos galvanizados Tuper e outros produtos, fornecidos para atender com eficiência as diversas necessidades do mercado, acesse a página de Mercados e Produtos do site, ou faça download dos catálogos.

Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, lambris e slitters. Saiba mais sobre a Tuper.

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS